ENSINO À DISTÂNCIA: PROPOSTA DE APRIMORAMENTO

ENSINO À DISTÂNCIA: PROPOSTA DE APRIMORAMENTO

INTEGRANTES

NATHALIA POTON GOMES
Antonio Sampaio Rodrigues
Julia Maria Gomes Silva

PROFESSOR ORIENTADOR

Christiane Curi Pereira

RESUMO DO PROBLEMA

O ensino à distância possui muitas dificuldades a serem pesquisadas, por ser um ensino totalmete online requer uma disciplina maior de alunos e professores, bem como um maior conhecimento sobre as plataformas digitais. O presente projeto, visa compreender essas dificuldades enfrentadas por muitos alunos e professores, como: não possuirem um espaço adequado para trabalho ou estudo, por não saberem como utilizar alguns recursos que a internet oferece, e por na maioria das vezes terem dificuldades para concentração.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

A pandemia do coronovírus trouxe mudanças radicais ao redor do mundo, incluindo a educação. Contudo, apesar do ensino à distância já ser uma modalidade de ensino frequente, grande parte de alunos e professores precisaram se acostumar com um novo modo de ensinar. O presente trabalho teve como objetivo aplicar questionários para entender a relação dos entrevistados com o EAD e orienta-los por meio de folders ilustrativos como melhorar seu desempenho nas aulas online.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Questionários foram feitos no goolgle forms e folders foram enviados por e-mail ou whatsapp. Muitos alunos e professores não conheciam algumas plataformas que pudessem ajudá-los durante o período de aula online, a maioria dos entrevistados se propôs a tentar pôr algumas dicas, como melhorar o ambiente em casa, caso possível, em prática. O projeto teve um impacto maior sobre os alunos, haja vista que uma das dificuldades apresentadas foi um contato maior com os professores, já que os docentes deste trabalho estão inseridos em ambientes com a presença de mais alunos do que professores. Diante das observações e questionários aplicados, foi possível notar como o ensino à distância e suas dificuldades ficaram mais visíveis durante a pandemia do Coronavírus. Alunos e professores precisaram se adaptar a uma realidade que até então era desconhecida por muitos, pois assim como o EAD apresenta qualidades como a flexibilidade de horários e evita custos com o deslocamento, o ensino online requer uma estrutura, e uma responsabilidade maior tanto do aluno como do professor.