ANÁLISE DA ÁGUA DE UMA NASCENTE EM CONCEIÇÃO DO CASTELO

ANÁLISE DA ÁGUA DE UMA NASCENTE EM CONCEIÇÃO DO CASTELO

INTEGRANTES

Yandra Rocha de O. Rodrigues
ELESSANDRO SOARES DA SILVA
Josiane Silva de Bem
Waslley Serafim Leite

PROFESSOR ORIENTADOR

Eclair Venturini Filho

RESUMO DO PROBLEMA

O presente trabalho analisou da água de uma nascente que chega em torneiras de residência de uma propriedade rural em Conceição do Castelo, no sul do estado. Foram coletadas amostras de cinco casas com o objetivo de saber a qualidade da água consumida pelos cerca de 20 moradores, além de animais e uso na agricultura. Foram analisados os seguintes parâmetros: CO2, cloreto, dureza, alcalinidade e pH. Por meio das análises feitas no laboratório da Unisales, foi possível perceber que todas as amostras estavam dentro das normas da resolução da CONAMA.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

analisar e orientar sobre os resultados obtidos nas análises realizadas da nascente. Água de 5 tornieras foram coletadas e foi analizados no laboratório da instituição os paramêtros: pH, dureza, alcalinidade, CO2 e cloreto. Resultados analisados com base na resolução da CONAMA.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Com os dados colhidos apresentamos o projeto para o público alvo que aceitou os testes e orientações para manter sempre a qualidade da água consumida por eles, como por exemplo, a limpeza das caixas d’água. Além disso, foram reforçados os cuidados que precisam ter para preservar a nascente e todo o trajeto que água faz até chegar à tubulação que faz a distribuição para as residências.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 20 pessoas