DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTARE NUTRICIONAL, PARA AUMENTAR A AUTONOMIA E ADESÃO APRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTARE NUTRICIONAL, PARA AUMENTAR A AUTONOMIA E ADESÃO APRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

INTEGRANTES

Fabíola Galvani Novais

Jéssica Mariana Miranda Alves

Kamilla Ribeiro Dias

PROFESSOR ORIENTADOR

Paula Regina Lemos de Almeida Campos

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante o período do projeto foram selecionados 5 participantes, e destes indivíduos, um deles participou 25% dos encontros,  outro em 50 %, outro em 75% e os demais participaram 100%, sendo 4 encontros na sua totalidade. Às variáveis na participação podem estar relacionados com o estágio de mudança do comportamento alimentar, sendo que os integrantes que conseguiram participar de 75% a 100%  dos encontros, foram classificados no estágio de manutenção e ação.
O estágio de contemplação, conforme mencionado pelo autor Toral e Slater (2007),  considera que o indivíduo está disposto a superar a mudança do comportamento reconhecendo o problema, mas ainda não apresenta um comprometimento decisivo. Posto isto, às atitudes e comportamentos da participante que presenciou 25% do encontro se enquadra nesse estágio. 
Segundo Ribeiro (2016) o lapso ou recaída podem regredir para uma fase anterior ou até de voltar ao começo. Diante disso, foi possível observar que a participante que foi 50% ao encontro possui a intenção em alterar o seu comportamento num futuro próximo, porém ainda encontra dificuldade em atingir uma ação efetiva. Demonstrando similaridade com os comportamentos que se enquadram no estágio da preparação (TORAL; SLATER, 2007).
Já os indivíduos que correspondem à ação possuem comportamento de mudanças recentemente nos últimos seis meses, no qual exige grande dedicação e disposição para evitar recaídas (TORAL; SLATER, 2007). Confirmando o estágio da participante que presenciou 75% dos encontros.
Por fim, os demais participantes que fizeram parte de todos os encontros eram classificados no estágio de manutenção. Logo, a interação maior dos mesmos pode ser pela melhor relação com uma adoção de hábitos saudáveis por mais de seis meses (TORAL; SLATER, 2007) e procura por estratégias que auxiliem a se manter nesse estágio. Tendo em vista que é de grande importância que o indivíduo necessita principalmente do interesse próprio para adquirir hábitos saudáveis. 

Foram realizadas 4 ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com funcionários do setor da secretaria do UniSales.  O primeiro encontro foi individual, no qual aplicou-se a Anamnese Clínico-Nutricional, que obteve o perfil dos participantes através do diagnóstico estabelecido. No qual a anamnese é realizada na primeira consulta para obter característica do indivíduo (CFN– Conselho Federal de Nutrição, 2017).

As ações seguintes foram realizadas em grupo, em que, a segunda foi a apresentação da importância de obter uma alimentação saudável, explicando-os às definições dos macronutrientes, como classificar os alimentos, de acordo com o com o Guia Alimentar da População Brasileira (2014). Em seguida, aplicou-se uma atividade para que os participantes classificassem sua alimentação de acordo com o processamento, tendo resultado unânime do grupo 2. 

O terceiro encontro foi entregue cardápios de acordo com as recomendações do Guia Alimentar da População Brasileira (2014) já previamente calculados, tendo em conta as necessidades energéticas de cada participantes. Em seguida, foi explicado os grupos alimentares  e como realizar a substituição dos mesmos, assim, eles substituíram os alimentos do seu cardápio de acordo com as suas preferências alimentares e rotinas diárias seguindo as porções indicadas,  juntamente com o auxílio e orientações. Às porções foram classificadas de acordo com os grupos alimentares do Guia Alimentar da População Brasileira (2008), sendo de grande importância que consuma todos os grupos em uma alimentação equilibrada. 

O quarto encontro foi desenvolvido três receitas, sendo elas, a pasta de amendoim que segundo Freitas et al. (2009) contém em sua composição ácidos graxos mono e poliinsaturados, além de ser rico em proteína. Já a chia segundo o Bortolini et al. (2021) contém ácidos graxos poli-insaturados, proteínas e minerais, além de fibras e polifenóis, por isso foi escolhido o pão de queijo caseiro com chia. A última receita foi panqueca de banana escolhida por ser uma fruta que tem um preço relativamente baixo. O critério de escolha foi definido a partir da praticidade, sabor e baixo custo financeiro comparado com o comercializado, preferindo os alimentos In natura e com alto valor nutricional. Em seguida, foi realizado um café em uma roda de conversa sobre as receitas e tirar dúvidas sobre a alimentação. Além disso, aplicou-se uma atividade sendo uma lista de compras e a classificação da mesma de acordo com o processamento do alimento, visto que a lista de compras é uma ferramenta importante para que visualizem os alimentos presentes no cardápio, evitando a compra daqueles que se fazem desnecessários.