Aproveitamento Integral de Alimentos e Uso de PANCS como estratégia de combate a Insegurança Alimentar e Nutricional das Famílias acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde de Cariacica.

Aproveitamento Integral de Alimentos e Uso de PANCS como estratégia de combate a Insegurança Alimentar e Nutricional das Famílias acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde de Cariacica.

INTEGRANTES

Daniella da Conceição Fontana

Elizabeth Rodrigues dos Reis

Karoline Malafaia Loiola da Silva

Pollyana Rossini

PROFESSOR ORIENTADOR

Paula Regina Lemos de Almeida Campos

A Insegurança alimentar e nutricional (IAN) diz respeito a falta de acesso regular a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, ou quando tal acesso compromete outras necessidades essenciais de uma família.  Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo, avaliar a insegurança alimentar e nutricional das famílias acompanhadas na unidade básica de saúde de Campo Verde, localizada em Cariacica-ES, e intervir através da elaboração de receitas voltadas para a utilização integral dos alimentos e consumo das PANCS. Para que fosse avaliado a IAN, realizou-se a aplicação de um questionário contendo perguntas sobre a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) reduzida, no qual as 13 participantes do sexo feminino foram convidadas a responder. Observou-se que 80% das entrevistadas se encontram em Insegurança Alimentar. As oficinas realizadas no Projeto tiveram três encontros, sendo estes de forma semanal e com aproximadamente 1 hora de duração. Nos dias em que as preparações foram servidas para degustação, foi realizado um Teste de aceitabilidade de Escala Hedônica, no qual revelou excelente aceitação pelas participantes. Ressalta-se que mesmo que essas preparações constituam estratégias importantes para auxiliar no combate a IAN, as famílias precisam ter acesso a alimentos como carnes, ovos, frutas, leite e demais alimentos, sendo estes em quantidade e qualidade adequadas e de maneira constante. Por isso, é necessário o fortalecimento de Políticas públicas que visem a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, assim como a continuidade de ações como as que foram propostas na UBS de Campo Verde-Cariacica.