A ADESÃO DE PESSOAS DIABÉTICAS AO PLANO ALIMENTAR NUTRICIONAL
INTEGRANTES
Ester Gomes Rodrigues
Christiany Froklich Santana
Adriana P. Baldutti Vicentini
Raquel Meira da Silva
PROFESSOR ORIENTADOR
Paula Regina Lemos De Almeida Campos
RESUMO DO PROBLEMA
Pessoas portadoras de diabetes ou pré-diabéticas geralmente possuem muitas dúvidas com relação aos alimentos permitidos e como alimentar-se de forma saudável para manter controlada a glicemia; e quando fazem acompanhamento nutricional na maioria das vezes tem baixa adesão ao plano alimentar.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Utilizar as redes sociais para ajudar diabéticos ou pré-diabéticos a se alimentar melhor, esclarecendo suas dúvidas sobre os grupos alimentares, desmitificas informações erradas sobre proibição de determinados alimentos para diabéticos, ajudá-los na montagem dos pratos das principais refeições.
O projeto teve duas etapas, sendo que a primeira consistiu na realização de uma pesquisa para elencar as principais dúvidas e dificuldades do público alvo, e a segunda fase foi a criação de um grupo no Facebook para o compartilhamento dos materiais informativos baseados no resultado da pesquisa.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
A primeira dificuldade foi a implementação da pesquisa uma vez que moderadores de grupos de apoio aos diabéticos já existentes no Facebook não permitiram a divulgação do projeto e o convite para responder a pesquisa; posteriormente os desafios continuaram para atrair o público alvo para o grupo criado, e, por último, conseguir que os membros interagissem nas postagens.
A pesquisa mostrou que apenas 25% dos respondentes fazem acompanhamento nutricional e desses apenas 16% seguem o plano alimentar; sendo que a maioria acha a dieta para diabetes cara, muito restritiva e difícil de entender. As dúvidas mais recorrentes envolvem os carboidratos. Com relação aos resultados do grupo para desenvolvimento da temática, foram feitas 17 postagens que alcançaram juntas 916 visualizações.
Avaliou-se que o objetivo de criar e compartilhar conteúdos que ajudem diabéticos na comunidade da plataforma Facebook foi alcançado, pois aos que leram e/ou ouviram as postagens puderam adquirir mais conhecimentos confiáveis sobre a alimentação na DM, mesmo que num primeiro momento não os coloquem em prática.
NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS
Aproximadamente 132 pessoas