AVALIAÇÃO DAS TAXAS GLICÊMICAS EM FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE SALESIANO

AVALIAÇÃO DAS TAXAS GLICÊMICAS EM FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE SALESIANO

INTEGRANTES

Gabrieli Moraes Dell Antônio
Filipe De Farias Furtado Martins
Thaynara Fardin
Tainara Ribeiro Soares
Lucas de Souza Soares

PROFESSOR ORIENTADOR

Gabriela Modenesi Sirtoli

RESUMO DO PROBLEMA

O diabetes é uma patologia muito presente nos dias atuais, independente de faixas etárias, e muitas vezes os portadores nem mesmo sabem que a possuem. Por isso é imprescindível destacar a importancia da conscientização sobre a prevenção do diabetes perante a população a fim de sanar dúvidas e questionamentos em relação a doença.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Primeiramente, houve uma conversa e levantamento de dados com cada um dos participantes, para isso, foi usada uma ficha de anamnese, com ênfase em perguntas que relacionavam o estilo de vida do paciente com os possíveis riscos e sintomas do diabetes. Posteriormente, deu-se início aos procedimentos, com o cálculo do IMC (Índice de massa corporal) dos participantes e pela medição da glicemia por meio do glicosímetro. Ademais, cada um dos pacientes recebeu um panfleto que continha informações referentes a diabetes e foram instruidos a manter seus habitos saudáveis ou procurar um profissional da área caso os resultados dessem alterados.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Dentre os resultados obtidos, tivemos uma adesão positiva por parte da população e somente um paciente apresentou glicemia sugestiva de pré-diabetes. Ademais, por meio do IMC, foi possivel detectar que 1 participante estava obeso e 3 outros pacientes estavam com excesso de peso.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 6 pessoas