TREINAMENTO ONLINE PARA CUIDADORES DE IDOSOS COM FOCO NO TRATAMENTO NUTRICIONAL

TREINAMENTO ONLINE PARA CUIDADORES DE IDOSOS COM FOCO NO TRATAMENTO NUTRICIONAL

INTEGRANTES

Mírian do Nascimento Gonçalves
AMANDA PAULO CORREIA
Dayara Ponath de Brito
Yasmin de Jesus dos Santos
Jéssica Kruschewsky

PROFESSOR ORIENTADOR

Geovana Dalleprane

RESUMO DO PROBLEMA

Nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), é frequente a ocorrência de problemas durante a alimentação deles, portanto, é de fundamental importância os cuidadores responsáveis por eles terem o conhecimento sobre os possíveis riscos ocasionados devido às alterações fisiológicas na terceira idade.

Para os cuidadores, entender os motivos pelos quais a Nutricionista determina cardápios e formas de preparo dos alimentos, permite que eles façam parte do processo de construção da rotina alimentar e possam colaborar, a fim de promover saúde, bem-estar e envelhecimento ativo e saudável aos idosos. Dessa forma eles deixam de ser apenas um executante de serviços e entendem a importância da participação ativa na rotina alimentar do idoso.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Para o alcance do objetivo, o trabalho foi realizado nas seguintes etapas:

  1. Localização de uma ILPI que apresentasse o perfil ideal para desenvolvimento do estudo;
  2. Reunião com representante do grupo e professoras coordenadoras para propor intervenção na ILPI escolhida;
  3. Apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) aos responsáveis pela ILPI;
  4. Reunião com Nutricionista para entender a realidade da rotina alimentar dos idosos e conhecer a instituição;
  5. Análise das informações obtidas através da Nutricionista e montagem de plano de ação;
  6. Reunião com Nutricionista para apresentação dos possíveis temas abordados no treinamento e se seriam viáveis;
  7. Elaboração dos materiais digitais (vídeos e materiais informativos)
  8. Entrega do material para a Nutricionista e publicação em plataforma online (YouTube) e link Google Drive para acesso ao conteúdo escrito.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver materiais para treinamento de Educação Alimentar e Nutricional, destinados aos colabores de uma ILPI, a fim de promover saúde, bem-estar e envelhecimento ativo e saudável aos idosos residentes.

 

Objetivos específicos:

  1. Orientar sobre elaboração de cardápios, divisão de macro e micronutrientes, porcionamento das refeições e montagem de pratos com foco em doenças comuns da terceira idade como diabetes e hipertensão.
  2. Orientar sobre alterações fisiológicas do idoso no trato gastrointestinal (xerostomia, disfagia e palatabilidade).
  3. Orientar sobre consumo adequado de sal, gordura e ingestão hídrica.
  4. Permitir que o nutricionista responsável utilize o material para orientar os colaboradores de forma simples, com linguagem de fácil entendimento e fácil acesso.

 

Os idosos fisiologicamente possuem necessidades nutricionais e limitações físicas que precisam de cuidado e atenção. Desta forma, a orientação dos cuidadores é importante por contribuir com a saúde de idosos que residem em ILPIs, por meio de alimentação adequada e saudável, para garantir um envelhecimento ativo, com bem-estar e qualidade de vida. Além disso, é relevante para o conhecimento de todos os colaboradores de ILPIs, assim como familiares.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Foram publicados 15 vídeos, sendo um de apresentação e 14 divididos em cinco módulos, além de materiais escritos. O material foi elaborado em mídia audiovisual disponibilizada em plataforma online (YouTube), no canal “Nutrição em Dia”, criado para esse fim. Também foram desenvolvidos E-books e cartilhas como material de apoio para divulgação interna entre colaboradores e familiares dos idosos e disponibilizados em plataforma Google Drive para acesso via QRCode ou link compartilhado.

O principal contratempo foi a pandemia da Covid-19, pois impossibilitou a visita na ILPI, impedindo o contato com os residentes, de modo a não conhecer as características de cada um, além disso não foi possível a análise da estrutura, dos equipamentos, do processo de produção e distribuição e do comportamento dos colaboradores da instituição.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 32 pessoas