Perfil dos voluntários do Oratório Festivo

Perfil dos voluntários do Oratório Festivo

INTEGRANTES

Gisele Paulo
Jisely Meira de Queiroz
Lyslaine Pereira Santos
Victoria Schade Alexandrino
Maria Izabel da Silva
Samara Aparecida do Carmo Rodrigues
Raylan Santos Carvalho
Eliana mara moreira da silva

PROFESSOR ORIENTADOR

Juliane De Araujo Barroso

RESUMO DO PROBLEMA

São inúmeros os desafios por parte de iniciativas sociais que contam com equipes integralmente compostas por voluntários. Tal realidade faz com muitas em alguma medida fiquem em situação de vulnerabilidade podendo comprometer os objetivos propostos.

No entanto, apesar de se enquadrar nesse perfil institucional, o Oratório Festivo desenvolvido em Vitória, vem atravessando gerações e realizando as atividades de “assistência-presença” junto a um público diverso. Apesar de não haver uma restrição sobre o público, majoritariamente são crianças e adolescentes. A força de trabalho é integralmente voluntária e sugeriu-se a possibilidade de conhecer um pouco mais a equipe, através da elaboração do perfil.

Espera-se que, eventualmente, possa ser realizada ações orientadas para divulgação da obra e captação de novos integrantes para a equipe.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Com o objetivo de se traçar um perfil da atual equipe de voluntários do Oratório Festivo, foi elaborado um formulário digital, por meio da plataforma Google Forms com perguntas como idade, sexo, escolaridade, cor, motivações para ser voluntários, primeira experiência de trabalho voluntario, função dentro do Oratório Festivo, quanto tempo é voluntario e assuntos de interesses.

Todo o processo de desenvolvimento foi dialogado com a gestora, ponto focal do grupo na organização. A referida se encarregou de mobilizar e compartilhar com a equipe.

O grupo teve o cuidado em elaborar um material não muito extenso, de modo a não comprometer muito o tempo dos respondentes. Mas que desse conta de oportunizar informações suficientes para a elaboração do perfil. Vale ressaltar que o projeto conta com 22 voluntários ativos, mas somente dezessete participaram da pesquisa respondendo todo o material disponibilizado.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

A pandemia do Covid-19 apesar dos inúmeros desafios impostos, não inviabilizou a realização do Projeto. O grupo avalia que se fosse possível o contato presencial, permitiria um levantamento mais profundo e rico. No entanto, também se reconhece que a aplicação do material online deve que a atividade cumprida. Dos 22 voluntários ativos, 17 responderão o material disponibilizado. Cabe ressaltar que os cinco não participantes, enfrentaram dificuldades em decorrência de limitação de acesso à internet. Mesmo assim, o retorno é considerado satisfatório representando mais de 70% de adesão.

Os resultados obtidos permitem a construção de um perfil formado majoritariamente por mulheres, autodeclarados pardos, com idade igual e/ou superior a 51 anos e por sujeitos de graduação incompleta que demonstram interesses em sua maioria por assuntos determinantes dentro da sociedade, como política, globalização entre outros. Contendo o histórico de atividades voluntarias dos mesmos e suas motivações.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 22 pessoas