VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PELO AGREGADO MIÚDO NO CONCRETO
INTEGRANTES
Lorrayne da Cruz Costa
André de Andrade
Neemias Pessini Lacerda
Alef Moreira de Souza
PROFESSOR ORIENTADOR
Clarisse Pereira Pacheco
Luiz Daniel Miranda De Oliveira
RESUMO DO PROBLEMA
A construção civil é a área que consome boa parte dos recursos naturais e tem buscado diferentes tecnologias e processos para reduzir os rejeitos gerados de sua atividade. Para garantir a reutilização, o objetivo deste estudo é propor a substituição dos agregados naturais pelos resíduos da construção civil gerados em demolições, construções e reformas, a fim de avaliar sua resistência a compressão axial em laboratório.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Foram moldados 2 CP’s de referência, 2 CP’s com 20% de substituição, 2 CP’s com 50% de substituição e 2 CP’s com 100% de substituição do agregado miúdo pelo RCC com dimensões de (10 cm x 18 cm). De acordo com os resultados obtidos, foi constatado um aumento na resistência dos corpos de provas de concreto com 20% de substituição com 67,24 MPa, sendo 31,2% maior do que a resistência a compressão de 0% (referência). Logo, observa-se que os resultados foram satisfatórios, mas é necessário realizar outros ensaios para que se possa garantir a utilização técnica do RCC nas obras, minimizando os impactos ambientais e obtendo métodos que direcione o correto uso desses materiais.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
Os resultados observados no ensaio de resistência à compressão mostraram um aumento significativo da eficiência mecânica do concreto com 20% de RCC comparado com o traço de referência (0%). Por outro lado, os concretos com a substituição de 50% e 100% tiveram uma diminuição na resistência, se comparado com a substituição de 20%. Esse aumento de resistência, se comparado com o concreto de 0% de substituição, se dá devido à composição do agregado miúdo reciclado que possui mais quantidade de concreto triturado do que outros materiais como bloco cerâmico, cerâmica, entre outros.
Após analisar e discutir os resultados obtidos nos ensaios realizados é possível concluir que a substituição do agregado miúdo convencional pelo agregado miúdo reciclado aumenta consideravelmente a resistência à compressão do concreto, mesmo tendo um indicie de vazios maior. As amostras de agregado miúdo reciclado apresentaram propriedades físicas (massa específica, massa unitária e granulometria) semelhantes às da areia natural. O uso de RCC como agregado miúdo é viável em concreto, desde que também seja investigada a durabilidade dos materiais para que se possam estabelecer melhores parâmetros de utilização.