CONFIGURAÇÃO DA REDE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CONFIGURAÇÃO DA REDE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

INTEGRANTES

Alexandre Leppaus Entringer

Leomar Guimarães Junior

Tiago Ferreira Cabral

Eduardo A Deorce Moreira Jr

PROFESSOR ORIENTADOR

Marcos Wagner Jesus Servare Junior

RESUMO DO PROBLEMA

A cada ano que se passa no Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) criam resoluções que estabelecem metas a serem cumpridas com intuito de mitigar os impactos ambientais e tornar o país mais sustentável. Essas resoluções motivaram a criação de uma logística reversa para destinar corretamente os pneus após eles serem utilizados. O problema em questão se trata da redução de custo na logística reversa de pneus inservíveis na região metropolitana do estado do Espírito Santo. Percebeu-se que o alto custo estava atrelado a alta quilometragem percorrida e também a alta do preço do combustível. Além do problema de transporte, tem-se também os problemas com a organização de estoque, que acompanha os limites máximos de armazenamento desde o momento de sua recepção até o ponto final. A partir dessa introdução, foi preciso escolher quais seriam os pontos de recepção, intermediários e finais de acordo com sua localização geográfica para reduzir o custo da logística reversa.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Para resolver esse problema, foi usada a ferramenta Solver do programa Microsoft Excel, que utiliza o algoritmo simplex para resolução. A seguir, está o passo a passo para encontrar a solução ótima (melhor solução dentre um universo de soluções):

  • 1º Passo: Definir as variáveis;
  • 2º Passo: Definir o que se deseja (minimizar, maximizar);
  • 3º Passo: Definir a função objetivo;
  • 4º Passo: Definir as restrições;
  • 5º Passo: Não-negatividade;
  • 6º Passo: Restrições de natureza;

Após seguir esses 6 passos, basta apenas inserí-lo no Excel e executar o Solver.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Após analisar os resultados obtidos pelo Solver, concluiu-se que para montar toda a logística reversa de pneus na Grande Vitória será gasto R$ 4.554.092,90, sendo esta a solução ótima. Para reduzir ainda mais o custo, é necessário aumentar a capacidade dos centros intermediários e finais.