RESIDÊNCIA SHIRLEY

RESIDÊNCIA SHIRLEY

INTEGRANTES

Pedro Lucas Magalhães de Medeiros
Adryelle Compart J. Pinto
Derik Ramos Peixoto
Milena Santos O. da Silva
Gabrielle Rosa Ribeiro

PROFESSOR ORIENTADOR

Alexandre Bessa Martins Alves
Bruno Bowen Vilas Novas
Clarisse Pereira Pacheco
Luiz Daniel Miranda De Oliveira
Marcos Antonio Spinasse

RESUMO DO PROBLEMA

No início do semestre foi desafiado aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do terceiro período na Unisales uma demanda de um projeto arquitetônico residencial, onde o terreno fica localizado no município de Viana – ES. Ele deveria atender ao programa de necessidades apresentado pela senhorita Shirley, no qual conta com uma loja, garagem, jardim, canil, sala, cozinha, área de serviço, suíte, quartos separados para os dois filhos. Dessa forma, o grupo tem como objetivo criar um projeto que possa melhorar a qualidade habitacional da cliente e seus filhos, trazendo em questão conforto térmico, atendendo ao seu programa de necessidades e as normas regulamentadoras do município, encontrando assim uma maneira de solucionar a demanda sem criar grandes interferências no terreno, que possui um aclive de oito (8) metros.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

O grupo analisou a proposta e as condicionantes do local e decidiu-se a realização de uma construção vertical, que contém a loja e garagem no pavimento térreo e a casa em mais dois pavimentos. A escolha se deu por conta do grande desnível a ser vencido, os afastamentos laterais, posterior e frontal  estipulados na legislação e a retirada da terra do local. Assim, o projeto propõe uma construção localizada na parte frontal do terreno, que permitirá a coexistência da casa atual durante a obra. Para chegar a essa solução passamos por algumas etapas, entre elas temos:

  • Visita ao terreno, onde foi realizado uma entrevista com a cliente para elaboração do programa de necessidades e o levantamento topográfico.
  • Estudo de topografia e das normas regulamentadora do município de Viana, através de orientações.
  • Elaboração de estudo preliminar parcial: Com desenvolvimento de Croquis, Volumetria, Setorização e Pesquisas.
  • Elaboração de estudo preliminar final: Com elaboração de plantas técnicas, plantas humanizadas, maquete eletrônica e outras representações da proposta final.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

O projeto inteiro foi pensado com cuidado e durante o processo sempre voltávamos às preferências da cliente, para assim poder agradar ao máximo a senhorita Shirley. É claro que, durante o processo, encontramos algumas dificuldades de execução, como reduzir ao máximo os espaços por conta do custo, atender a todas as especificações da cliente e projetar os ambientes seguindo as normas e regras ao máximo. Contudo, esses obstáculos não nos impediram de concluir o projeto e entregá-lo da melhor forma que conseguimos. Por fim, esperamos que o projeto agrade a senhora Shirley e aos seus filhos e que isso mostre que a arquitetura deve ser acessível para todos.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 3 pessoas