PREENCHIMENTO EM AUTOLISP NO AUTOCAD

PREENCHIMENTO EM AUTOLISP NO AUTOCAD

INTEGRANTES

Jorge Carlos Freitas Moura
Arthur Luiz Masello
João Paulo Cardoso
Marcus Vinicius Borges Camargo
Matheus Henrique Padilha

PROFESSOR ORIENTADOR

Thiara Cezana Gomes

RESUMO DO PROBLEMA

A Vale é uma empresa de mineração que possui diversas máquinas e equipamentos para mineração, transporte de minério, grãos …. Estes equipamentos e máquinas são fabricados e melhorados seguindo normas técnicas. Dentro das normas técnicas existem os desenhos técnicos que são criados por várias empresas que prestam serviços à Vale. Os desenhos técnicos devem ser feitos em Autocad (.DWG) e seguir um padrão de formato para impressão (A0, A1, A2, A3). Esses formatos possuem um cabeçalho que deve ser preenchido contendo todas as informações do desenho. As informações serão colocadas num banco de dados, que é cadastrado pelo arquivo técnico e permitirá que use as palavras-chave  para que estes desenhos sejam localizados quando for necessário . Para fazer a solicitação de numeração e cadastro de desenho no arquivo técnico é preenchida manualmente uma planilha de Excel com os dados do desenho. Estes dados são os mesmos preenchidos no cabeçalho do desenho técnico em Autocad, logo, trata-se de um serviço duplicado, moroso e com grande chance de erro. Assim com o objetivo de simplificar a atividade, desenvolve-se um programa que busque os dados do Excel e seja capaz de inserir os formatos no Autocad de forma automática. Surgiu assim o Autolisp.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

A equipe realizou um brainstorming para decidir os possíveis projetos a serem feitos. Um dos integrantes da equipe é projetista mecânico e deu a ideia de desenvolvermos um programa para preencher automaticamente as informações do Excel no Autocad, pois era uma tarefa que demandava bastante tempo por ser totalmente manual.

Usando os conceitos de engenharia e suas interconexões, para otimizar o tempo e reduzir possíveis erros humanos, seria necessário criar um programa que buscasse as informações contidas na planilha do Excel e inserisse os formatos automaticamente no Autocad. Para isso, foi necessário pesquisar um algoritmo que fizesse a interação entre os dois programas. Assim surgiu a programação em AUTOLISP. O AUTOLISP é um dialeto para a linguagem de programação Lisp, criado especificamente para ser utilizado com o programa Autocad e os seus derivados. A interface de programação e o interpretador não são incluídos na versão Autocad LT do produto.

O algoritmo foi desenvolvido em duas etapas, a primeira etapa é o LSP que consiste na linguagem de programação que faz o código funcionar. A segunda etapa é arquivo DCL, onde foi criada a interface visual que interage com o usuário.

Existem informações que são comuns para todos os formatos, estas informações são preenchidas na DCL, e existem informações que são independentes para cada formato que estão contidas na planilha do Excel. O algoritmo consiste em buscar as informações na planilha do Excel junto com informações da DCL e de acordo com a linha do Excel que contém a descrição do formato (A0, A1, A2, A3) é inserido automaticamente os formatos preenchidos.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Após realizar a comparação cronometrada da realização da atividade em questão, notamos um ganho considerável de tempo, reduzindo as chances de retornar o projeto por erro de digitação. Utilizando o AUTOLISP temos um ganho de aproximadamente 2,5min por formato, sendo assim, quanto maior o número de formatos, maior será o ganho de tempo. O tempo ganho com a utilização do programa se torna ainda mais significativo quando aplicado nos projetos grandes, com mais de 50 pranchas por exemplo.