Práticas Inovadoras na Educação Física

Práticas Inovadoras na Educação Física

INTEGRANTES

Felipe Freitas; Fernando Alex André; Lorena Lopes; Ruth.

PROFESSOR ORIENTADOR

Bruno Almeida de Farias

Ao entrar em campo, por meio de entrevistas, conseguimos identificar na fala de alguns dos funcionários as mudanças que aconteceram tanto na estrutura, como também no projeto escolar. Eles dizem ser um cenário totalmente diferente, que foca no aprendizado de diversas maneiras, com projetos escolares de parcerias entre professores, projetos de sala, projetos de leitura, projeto de vida, aulas dinâmicas, flexíveis, mais práticas e inovadoras.

Muito foi elogiado o trabalho do professor de Educação Física, o Madson, que tem atuado na escola, a mais de 25 anos. Tem participado dessa mudança estrutural e curricular e principalmente nas suas aulas (na Educação Física); vemos uma cultura de sua docência ao decorrer desses anos, com muito respeito, afeto por parte das crianças, todos alunos participando ativamente das aulas, práticas diversificadas e parcerias com outros professores, tudo isso contribui como soma ao processo de ensino-aprendizagem.

Após termos realizado a leitura dos professores do corpo pedagógico e corpo discente. chegamos ao ponto de compreensão que a unidade escolar tinha uma cultura de interdisciplinaridade realizada pelo professor de EDF e a professora do 1 ano, mas carecia dessa prática com outras turmas.

Visto a realidade e entendendo a necessidade para alcançar uma ideal de proposta de intervenção, e para que este diálogo fosse realmente inovador ele precisava estar sendo absorvido por toda a instituição indo além dos professores, e tendo o aceite de todo corpo pedagógico e comunidade em geral. Chegamos a uma proposta de intervenção que fizesse com que a educação física estivesse presente em outras disciplinas e vice e versa, para isto, propomos ao professor um feedback de onde as crianças estavam com maior dificuldades em suas aulas , neste momento nos foi relatado que a maior dificuldade e com as operações: soma, subtrair.

Nesse sentido, dada a importância do trabalho interdisciplinar, propomos uma intervenção que coloca a Educação Física em um diálogo direto e interligado com a professor regente do 3 ano, chegamos à conclusão de que a matemática era um conteúdo recebido com bastante resistência pelos alunos. Com isso atribuímos esse conteúdo para ser trabalhado com a turma, introduzindo jogos e brincadeiras e prática de ginástica.

Ao decorrer das atividades, desafiamos os alunos com operações matemáticas, e quando não obtinham acerto, explicamos como eles poderiam obter o resultado. Tivemos como conclusão uma visão mais divertida por parte dos alunos, pela matemática, com mais interesse por parte deles de aprender e se envolver com a disciplina. Também desenvolvemos o trabalho em equipe e o incentivo ao colega.