PARTICIPAÇÃO E APRENDIZADO ESPORTIVO: CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E CAPICIDADE FÍSICA NA ESCOLA E CLUBES ESPORTIVOS

PARTICIPAÇÃO E APRENDIZADO ESPORTIVO: CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E CAPICIDADE FÍSICA NA ESCOLA E CLUBES ESPORTIVOS

INTEGRANTES

Evellyn Santos Seabra

Maiane Corrêa Prechedes

Gilmar Roberto

Gustavo ribeiro fantin

Rayane Silva Nascimento

Gabriel Felizardo

João Henrique Koehler Mattedi

David Pereira de Souza

PROFESSOR ORIENTADOR

Thiago Da Silva Machado

RESUMO DO PROBLEMA

LICENCIATURA

Essa ação tem o objetivo de mapear as possibilidades de trabalho do profissional de licenciatura de educação física em ambiente escolar, observando o desenvolvimento didático dentro do espaço visitado, e diante das observações construir meios de intervenção que possam implementar novos métodos de ensino.

BACHAREL

Nesse segundo momento do projeto, temos como objetivo analisar as possibilidades de trabalho do profissional de bacharel em educação física em clubes esportivos, observando o desenvolvimento didático dentro do espaço visitado, e diante das observações construir meios de intervenções que possam implementar ou colaborar com a metodologia de ensino.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

LICENCIATURA

OBJETIVO GERAL

Apresentar a importância do trabalho que é desenvolvido pelo profissional de educação física, tal como, os benefícios no desenvolvimento motor, na vivência dos movimentos corporais, social e cognitivo para os alunos. Destacando todo planejamento para as aulas, metodologia de ensino e, os aspectos didáticos utilizados durante a aplicação do plano proposto, ressaltando benefícios no desenvolvimento de interação coletiva e habilidades motora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Apresentar a importância do trabalho do profissional licenciado em educação física;
– Salientar a importância do conhecimento dos movimentos corporais;
– Ressaltar a importância da atividade física no desenvolvimento das habilidades motoras, social e cognitivo do aluno;
– Apresentar o contexto histórico, regras e os equipamentos utilizados no salto em altura e corrida de revezamento;
– Apresentar a vivência de atividades recreativas no desenvolvimento da interação social e a coletividade.

METODOLOGIA

Para vivenciar as modalidades do atletismo, utilizaremos vídeos que ilustre o contexto histórico relacionado a modalidade do salto em altura e corrida de revezamento, destacando os três tipos de saltos presentes da modalidade até os dias atuais, as características dos movimentos, elementos teóricos e práticos presentes nos desportos citados anteriormente. Já em quadra, será feito um breve alongamento com os alunos antes de iniciarmos a proposta central da aula.

BACHAREL

OBJETIVO GERAL

Salientar a importância do trabalho que é desenvolvido em projetos sociais, tal como, benefícios no desenvolvimento motor, vivência dos movimentos corporais, social e cognitivo para os alunos, permitindo assim, um melhor desenvolvimento no desempenho para competições de alto rendimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Promover a inclusão social através da prática do tênis;
-Desenvolver habilidades motoras e capacidades físicas;
-Ressaltar a importância do tênis no desenvolvimento das capacidades físicas e motoras;
-Salientar a importância da inclusão de jovens e adolescentes de comunidades carentes em projetos esportivos;

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

LINCENCIATURA

Identificamos a importância do profissional de educação física em ambiente escolar, como a aplicação didática de jogos e recreação.Observamos fatores norteadores referente ao desenvolvimento das habilidades motoras, desempenho cognitivo em sala de aula e a vivência esportiva atrelada ao esporte e a recreação.

BACHAREL

Desejamos proporcionar aos alunos a vivencia prática de um esporte olímpico que ainda sofre segregação social, e que desenvolvam seu interesse esportivo para com a modalidade. Fazendo com que os alunos se satisfaçam com a prática oferecida.

 

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 120 pessoas