A TECNOLOGIA A FAVOR DOS TRABALHADORES DA SAÚDE NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A TECNOLOGIA A FAVOR DOS TRABALHADORES DA SAÚDE NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

INTEGRANTES

Isabella do Carmo Dias

Ranielli Freitas O de Andrade

Lucas de Oliveira Silva

Laysa Machado dos Santos

kassiany de avelar lima

ingridy de oliveira souza

PROFESSOR ORIENTADOR

Jacqueline Damasceno De Castro Barros

RESUMO DO PROBLEMA

  Descrição da demanda A deficiência auditiva vem se tornando um grande problema de saúde pública, isso se dá ao fato de sua grande ampliação em nosso país, necessitando assim que se tenha uma visão mais holística sobre essa temática.  A pessoa com deficiência auditiva se comunica através da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pois, devido a sua condição, torna-se impossibilitado o uso e a compreensão da linguagem verbal, entretanto, na maioria das vezes, ainda é desconhecida pela maior parte dos profissionais de saúde.

A problemática que guiou a realização do projeto surgiu através de uma situação vivenciada por uma das acadêmicas do grupo, pertencente a uma família que já atua na área da saúde, e com a troca de relatos cotidianos feitos em casa, Marilza do Carmo Dias (acadêmica do 8° período de enfermagem no Claretiano, e agente comunitária de saúde à 10 anos) durante uma conversa familiar trouxe como exemplo um atendimento em que precisou intervir, e que justamente foi realizado a uma pessoa com deficiência auditiva, de acordo com o relato trazido por ela a equipe de profissionais pertencentes a UBS não sabiam como recepcionar e atender as necessidades daquele paciente, e por meio disso, foi feito um questionamento dando visão a necessidade de um meio que pudesse ser facilitador.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

  O site ( Libras Conectando Saúde) foi criado onde encontra se vídeos, desenvolvidos por uma interprete, que estão divididos em abas, seguindo as, etapas de uma consulta básica, onde o diálogo pode ser traduzido parcialmente, conforme as necessidades apareçam. O projeto foi bem recebido pelos profissionais e disponibilizado para uso através de QR Codes, onde os profissionais de saúde disseram que é um projeto inovador e dará autonomia no atendimento.

Os objetivos foram de  promover discussões sobre os temas apresentados para melhoria do atendimento de saúde oferecido à pessoa com deficiência auditiva, atentando-se para suas especificidades; Sensibilização de profissionais para a importância desse tipo de atendimento, a fim minimizar possíveis impactos causados na vida da população em questão na busca pelo atendimento de saúde; Acender nos profissionais a necessidade de uma mentalidade inclusiva, que compreenda a necessidade de desenvolverem a prática da utilização de ferramentasque visam a facilitação da comunicação com a população portadora de deficiência auditiva.

Após, realizou-se a explicação para os profissionais, de como se utilizar o site em seus atendimentos, foi ressaltado a importância do uso e a maneira em que ele irá auxiliar no atendimento aos deficientes auditivos, promovendo autonomia durante a comunicação com a população alvo. Coletou-se algumas opiniões de atendentes, técnicos de enfermagem, técnicos farmacêuticos e enfermeiros para que pudéssemos aprimorar o site.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

  A idealização do projeto surgiu pela perceptível dificuldade de grande parte dos profissionais da área da saúde de se comunicarem diretamente com pacientes com deficiência auditiva. Nos atendimentos, o não conhecimento da linguagem de sinais traz prejuízo de comunicação em todos os níveis de atenção à saúde, desde o primário ao terciário.  A intervenção na unidade básica teve início com uma reunião realizada junto ao diretor da UBS, Carlos, que aprovou a realização da intervenção na unidade. Foram feitos questionamentos aos funcionários para entender se eles tinham conhecimento sobre a linguagem de sinais (libras) e se já haviam prestado algum tipo de atendimento a pacientes que utilizavam tal meio para se comunicar. Todos os que responderam relataram já ter tido ao menos uma experiência com algum deficiente auditivo e em todas as ocasiões os atendimentos foram difíceis e desconfortáveis devido à dificuldade da comunicação.          Levando-se em consideração esses aspectos, de acordo com as necessidades da comunidade surda, e pensando nos avanços tecnológicos, observa-se que as ferramentas para uma melhor qualidade de vida vêm sendo aprimoradas a cada dia no mundo globalizado, onde identifica-se que a comunicação e informação andam lado a lado, e pensando em uma forma de simplificar essa comunicação com a ajuda da tecnologia, como uma forma de integrar a comunidade nesse meio tecnológico e promovendo assim, inclusão dessa comunidade a evolução e um melhor bem-estar nos atendimentos a essa população aos serviços de saúde.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 30 pessoas