“Eu quero ser” Orientação e escolha profissional

EU QUERO SER - Projeto de Orientação e Escolha profissional

INTEGRANTES

Gabriel Moreira; Letícia Frota e Lorrayne Medeiros

PROFESSOR ORIENTADOR

Alexandre Cardoso Aranzedo

RESUMO: O Centro Universitário Unisales recebeu uma demanda para a orientação da escolha profissional de alunos do Ensino Médio do colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória. A demanda foi atendida através do Projeto Integrador de Extensão VI pelos alunos do 6º Período de Psicologia sob a orientação do Prof. Dr Alexandre Cardoso Aranzedo. O Projeto foi desenvolvido tendo o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do autoconhecimento; conhecer as características das profissões; promover reflexão sobre o processo de escolha profissional e auxiliar no processo de identificação profissional. Os participantes são 7 adolescentes, sendo 6 meninas e 1 menino. Total de 6 encontros semanais com duração em média de 1 hora e 30 minutos mediados pelos alunos que desenvolveram o projeto. Os resultados obtidos atenderam as expectativas dos participantes e dos mediadores, os objetivos propostos juntamente com a participação positiva de todos trouxeram resultados como redução da ansiedade frente a escolha profissional, ressignificação sobre o papel de diversos profissionais frente a área de atuação, compreensão sobre a importância do apoio familiar na área escolhida e a importância de se profissionalizar na área em que se deseja de fato atuar, autoconhecimento e identificação em diversas áreas profissionais.A fase da escolha profissional é uma etapa que pode ser difícil para grande parte dos jovens e adolescentes que saem do Ensino Regular que se deparam com a necessidade de ter que escolher uma área de atuação profissional.

Palavras – Chave: Adolescente; Orientação profissional; Psicologia.

ABSTRACTThe Unisales University Center received a demand for guidance in the professional choice of high school students from the Salesiano Nossa Senhora da Vitória College. The demand was met through the Extension Integrating Project VI by the students of the 6th Period of Psychology under the guidance of Prof. Dr Alexandre Cardoso Aranzedo.The project was developed with the objective of contributing to the development of self-knowledge; to know the characteristics of the professions; promote reflection on the process of professional choice and assist in the process of professional identification. 

The participants are 7 teenagers, 6 girls and 1 boy. Total of 6 weekly meetings lasting an average of 1 hour and 30 minutes mediated by the students who developed the project. The results obtained met the expectations of the participants and the mediators, the proposed objectives together with the positive participation of all brought results such as reduction of anxiety in the face of professional choice, resinification about the role of different professionals in the area of ​​activity, understanding of the importance of family support in the chosen area and the importance of becoming professional in the area in which one really wants to work, self-knowledge and identification in several professional areas.

The phase of professional choice is a stage that can be difficult for most young people and adolescents who leave regular education and are faced with the need to choose an area of ​​professional activity. )

 

Keywords: Adolescent; Professional Orientation; Psychology.

.