EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
INTEGRANTES
Rangel Domingos Vasconcelos dos Santos
João Luiz Cesar Barcelos Rosa
Leonardo Miquilino da Silva
Liziane Fernandes Braga
PROFESSOR ORIENTADOR
Danúbia Aires de Souza
RESUMO DO PROBLEMA
O presente projeto de intervenção, surgiu da necessidade de se discutir propostas que pautem os trabalhos interdisciplinares em meio ao cotidiano escolar, problematizando assertivas levantadas em estudos e pesquisas realizadas com professores de Educação Física (EDF) e Pedagogos (PEDG) de 3 escolas localizadas na região metropolitana da Grande Vitória, estado do Espírito Santo. Foi utilizado como instrumento metodológico de pesquisa, um questionário, aos quais objetivava o entendimento destes profissionais em relação aos aspectos e conceito interdisciplinar como proposta pedagógica de ensino, destacando as principais dificuldades que impedem a realização desta abordagem em meio a rotina escolar e se os profissionais já planejaram algo do tipo em seus planos de aula ou rotinas pedagógicas de ensino. Além disso, buscamos entender qual a visão destes profissionais em relação a EDF, como uma disciplina capaz de prover e participar de processos interdisciplinares. Através dos resultados da pesquisa, os PEDG e professores de EDF destacaram a pouca interação e comunicação entre os professores e corpo gestor e pedagógico, além do desconhecimento e resistência de alguns professores em relação aos processos interdisciplinares. Além disso, os professores de EDF relataram uma visão distorcida e preconceituosa pelos demais professores e corpo pedagógico para com a área, desencadeadas por desinformação e desconhecimento da importância da EDF escolar como componente curricular, o que acaba por influenciar na participação de projetos e processos interdisciplinares.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Nesse caminho, foi estruturado um projeto, por meio do qual foram elaboradas cartilhas para a comunidade escolar, e para os alunos do ensino fundamental. Com a finalidade de suprir essas necessidades e auxiliar os professores e corpo pedagógico na implementação dos processos interdisciplinares em sua rotina pedagógica. O material proposto, foi estruturado em três etapas, a saber: 1ª) material de apresentação para a comunidade escolar com o intuito de introduzir e acrescentar o tema da interdisciplinaridade no cotidiano escolar; 2ª) confecção de uma cartilha didática voltada para a comunidade escolar, com o intuito de instruir e capacitar os professores sobre a temática da interdisplinaridade; 3ª) elaboração de uma cartilha didática voltada para os educandos, com a finalidade de inserir os alunos no contexto da interdisciplinaridade e propiciando uma desconstrução de uma visão populista da educação física pelos alunos. Nossa intenção com o material desenvolvido é proporcionar uma compreensão acerca da Educação Física como princípio pedagógico que possibilite a interdisciplinaridade no processo de aprendizagem da criança, e em seu desenvolvimento integral.