CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROMOÇÃO À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PARA PRATICANTES DE JUDÔ

CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROMOÇÃO À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PARA PRATICANTES DE JUDÔ

INTEGRANTES

Mylena Barros de Souza
Leonardo Fernandes Nascimento
José Vitor Belmiro Rodis
Yago Pegoretti Bernardo
jhonatan da paixão nascimeno

PROFESSOR ORIENTADOR

Samuel Thomazini De Oliveira

RESUMO DO PROBLEMA

Por conta da pandemia da COVID-19, por muitas vezes a academia de lutas precisou reduzir significativamente o acesso dos alunos e em muitos momentos não pôde funcionar devido os decretos estaduais e às preocupações com a saúde de todos. Diante dessa situação, houve a preocupação de que os alunos não perdessem o condicionamento adquirido durante o tempo de prática e o vínculo com o esporte.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

O público-alvo da intervenção, de acordo com estudos, faz parte do pequeno grupo de adolescentes no mundo que praticam atividade física. Além das manutenções biológicas, a interrupção das aulas poderiam estimular o afastamento desses praticantes. Pensando nisso, projetamos e elaboramos a periodização de treinos distanciados e adaptados ao cenário atual para promover a saúde melhorando as capacidades físicas de resistência aeróbia e flexibilidade. Para isso, realizamos teste físicos e teste voltados à dimensão psicossocial para compararmos os resultados da pesquisa e haver um controle das capacidades anteriormente citadas.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

A partir dos resultados, obtivemos respostas positivas relacionadas ao bem-estar dos praticantes em continuar realizando a modalidade mesmo adaptada. Em relação ao testes físicos, concluimos que apesar das restrições, o profissional de educação físca é capaz de elaborar a periodização correta para a manutenção ou aumento das capacidades físicas possíveis nesse cenário.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 15 pessoas