A ADOÇÃO E O PROBLEMA DA MOROSIDADE EM SUAS ETAPAS PROCEDIMENTAIS
INTEGRANTES
Ederson Brito Correa
Joao Vitor Cardoso de Souza
Josinéia de Jesus silva
Vinícius Patrício Oliveira
PROFESSOR ORIENTADOR
Eny Ribeiro Borgonhone
RESUMO DO PROBLEMA
Diante do complexo cenário em relação às etapas do processo de adoção, a questão motriz a ser respondida é: quais os obstáculos presentes durante as etapas do processo de adoção que contribuem para a morosidade, com isso, um número cada vez maior de crianças e adolescentes na fila de espera e como é possível resolvê-los?
ESCOPO DA SOLUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo estudar a trajetória procedimental das etapas da adoção, bem como o Sistema Nacional de Adoção, para demonstrar quais os entraves repercutem à morosidade e aumento do número de crianças e adolescentes abrigados e, ainda, apresentar soluções para dinamizar a situação posta.
Como resultado final do projeto será criado uma cartilha informativa digital para distribuição aos participantes do grupo de apoio à adoção de Vitória/ES, denominado Grupo Ciranda, do qual participam pessoas que pretendem adotar, outras já habilitadas, pessoas interessadas no tema, profissionais de áreas afins e pessoas que já adotaram uma criança ou adolescente. O material produzido também será disponibilizado para associações e outros grupos de apoio voltados para a temática da adoção.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
Considerando os dados estatísticos disponíveis no site do Conselho Nacional de Justiça pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), é possível observar o contraste que há entre o número de crianças e adolescente disponíveis para adoção e o número de pretendes disponíveis para adotar.
Como fruto do projeto de extensão nos dedicamos à produção de uma cartilha informativa sobre o passo a passo para adotar uma criança ou adolescentes, contendo informações sobre as etapas da adoção, seus efeitos e dados em relação à situação atual da fila de espera para adotar.
NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS
Aproximadamente 40 pessoas