CONFIGURAÇÃO DA REDE DE LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
INTEGRANTES
Alexandre Leppaus Entringer
Leomar Guimarães Junior
Tiago Ferreira Cabral
Eduardo A Deorce Moreira Jr
PROFESSOR ORIENTADOR
Marcos Wagner Jesus Servare Junior
RESUMO DO PROBLEMA
A cada ano que se passa no Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) criam resoluções que estabelecem metas a serem cumpridas com intuito de mitigar os impactos ambientais e tornar o país mais sustentável. Essas resoluções motivaram a criação de uma logística reversa para destinar corretamente os pneus após eles serem utilizados. O problema em questão se trata da redução de custo na logística reversa de pneus inservíveis na região metropolitana do estado do Espírito Santo. Percebeu-se que o alto custo estava atrelado a alta quilometragem percorrida e também a alta do preço do combustível. Além do problema de transporte, tem-se também os problemas com a organização de estoque, que acompanha os limites máximos de armazenamento desde o momento de sua recepção até o ponto final. A partir dessa introdução, foi preciso escolher quais seriam os pontos de recepção, intermediários e finais de acordo com sua localização geográfica para reduzir o custo da logística reversa.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Para resolver esse problema, foi usada a ferramenta Solver do programa Microsoft Excel, que utiliza o algoritmo simplex para resolução. A seguir, está o passo a passo para encontrar a solução ótima (melhor solução dentre um universo de soluções):
- 1º Passo: Definir as variáveis;
- 2º Passo: Definir o que se deseja (minimizar, maximizar);
- 3º Passo: Definir a função objetivo;
- 4º Passo: Definir as restrições;
- 5º Passo: Não-negatividade;
- 6º Passo: Restrições de natureza;
Após seguir esses 6 passos, basta apenas inserí-lo no Excel e executar o Solver.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
Após analisar os resultados obtidos pelo Solver, concluiu-se que para montar toda a logística reversa de pneus na Grande Vitória será gasto R$ 4.554.092,90, sendo esta a solução ótima. Para reduzir ainda mais o custo, é necessário aumentar a capacidade dos centros intermediários e finais.