REPRESENTAÇÃO EM MAQUETE DE UM GUINDASTE - GRUA DE TORRE
INTEGRANTES
Thiago Sabino dos Santos
Larissa Gasparini Santana
Alan Espedito Saraiva
Rhenan Reis Ramos
PROFESSOR ORIENTADOR
Alex Rios Costa
Clarisse Pereira Pacheco
RESUMO DO PROBLEMA
O problema que foi proposto para o grupo é a criação de um equipamento que é utilizado na área da construção civil, porém, era necessário utilizar a aplicação das forças que ocorrem na vertical e horizontal, além de, fazer a soma dos momentos dessas forças, onde fosse necessário igualar todas elas, para que a estrutura possa ficar estável e suportar todas as cargas que serão aplicadas nela. Além da utilização da hidráulica.
O grupo escolheu trabalhar com o modelo grua com estrutura treliçada. O motivo da escolha desse equipamento é simples e direto, a grua é muito utilizada em obras de grande porte, que é o caso das construções na vertical.
O modelo treliçado é muito recomendado para esse tipo de obra, pelo simples fato de possuir uma ótima aderência ao solo, principalmente, na base feita de concreto, outras recomendações do uso das treliças é a capacidade de absorver o peso nela exposta, além de absorver impactos e o esforço das flexões, pelo fato de ser uma estrutura tridimensional. Uma grande vantagem dessa estrutura é que ela serve para evitar rompimentos ou abalos que ocorrem por causa da ação natural do tempo.
Tendo esse conhecimento, resolve-se criar uma versão dessa grua utilizando alguns materiais de fácil acesso, como os palitos de picolé, para representar toda estrutura treliçada, flange para ser utilizado como pistão e as seringas e tubos com os fluidos que seria a representação dos fluidos hidráulicos, fazendo assim, com que a grua tivesse um grau de liberdade, sendo ela para a horizontal. Para que tudo ocorresse de forma segura foi utilizado o cálculo de Pascal.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Foi decido elaborar uma representação em maquete de um guindaste de uma Grua de torre fixa, a sua estrutura será desenvolvida com palitos de picolé colados com cola madeira, de forma triangular formando uma estrutura treliças fazendo com que ela tenha mais estabilidade e suporte um maior volume de carga a ser levantado e deslocado. Os movimentos serão feitos pela diferença de força aplicada em uma seringa, que terá o seu tamanho diferente da segunda, deslocará a outra provocando o movimento, e essa diferença de aplicação de força de gera deslocamento do líquido e conhecido como os princípios de pascal. Assim, deste modo aplicaremos todo o conhecimento passado pelos orientadores para a elaboração da representação do guindaste.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
Através do desenvolvimento realizado durante todo o processo de confecção da maquete, uma das dificuldades foi elaborar o esquema da movimentação de giro da lança, sendo necessário realizar diversas tentativas para que se alcançasse o objetivo esperado, fazendo ela ir e voltar para o local de partida. Além disso, a escolha das seringas e o manuseio para que o líquido corresse de forma plena de uma para a outra foi um dos desafios. Apesar dessas questões, conseguimos encontrar a solução para esses problemas, unindo a ponta da seringa a parte da estrutura e retirando o ar que estava presente no tubo. Com isso, foi possível entregar o desafio completo, a maquete de uma grua com um grau de liberdade, utilizando os conhecimentos estudados em sala que envolvem a física e a engenharia civil e através dos esforços em conjunto dos integrantes do grupo.