RESIDÊNCIA SHIRLEY

RESIDÊNCIA SHIRLEY

INTEGRANTES

Michel Meneguelli Soella
ronan cardoso lima
Júlio César Parreira Leite

PROFESSOR ORIENTADOR

Bruno Bowen Vilas Novas

RESUMO DO PROBLEMA

Este portifólio tem como objetivo principal a elaboração de um projeto de arquitetura a nível de projeto preliminar, onde  deverão ser atendidas as demandas do desafio da disciplina de projeto integrador III, proposto pelo professor Bruno Bowen Vilas Novas. A equipe foi desafiada a desenvolver um projeto de residência unifamiliar para a Sra. Shirley, mãe solo de dois filhos (um menino e uma menina), moradora de Nova Bethânia, Viana-ES. O projeto deverá atender um programa de necessidade que tem como as principais problemáticas a serem resolvidas: o custo acessível a realidade do cliente (obra de baixo custo); um terreno com topografia bastante irregular em aclive (terreno com inclinação para cima do nível da rua); promover contenções para os cortes e os aterros onde necessário; construção de uma pequena loja e garagem no nível da calçada, que seja independente da residência; proporcionar mais segurança e privacidade para família; promover conforto ambiental; adequar o projeto as legislações vigentes do município entre outros itens que estão dispostos nos anexos.

 

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Foi desenvolvido um projeto com o intuito de atender de forma sensível a todo o programa de necessidades de forma otimizada, compacta e econômica. Foi proposto uma construção versátil, podendo ela construir a loja e fazer a adequação da topografia do terreno mantendo a casa existente (ver anexos), dessa forma ela consegue construir sem fazer uma divida inicial muito grande e não gera custo extra como o aluguel.

Para o corte e aterro do terreno que apresenta acentuada inclinação foi proposto utilizar linhas de cortes estratégicas para que seja movido a menor quantidade de terra possível.

Para a contenção do aterro foi optado pela utilização paredes duplas com blocos estruturais de 20cm de espessura, o vazio entre as paredes ira auxiliar na eliminação da humidade externa e proporcionara melhor conforto térmico.

Foi adotado um sistema construtivo econômico e otimizado com a utilização de blocos de isopor ,que não necessita de mão de obra especializada, e o produto já é encontrado com facilidade na região. O sistema é leve e elimina varias etapas necessarias em outros métodos construtivos como o chapisco e o reboco.

Foi utilizado o sistema ventilação cruzada com a utilização de portas e janelas estrategicamente posicionadas, de forma que o ambiente interno no segundo e terceiro pavimentos sejam bem arejados. As aberturas são protegidas hora por um sistema de marquises projetadas, hora por um pórtico e também um pergolado. Além disso foram dispostas árvores e outras vegetações em alguns pontos para criar uma ambientação aconchegante e sombreada.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Foram feitos vários estudos e análises até chegarmos ao projeto final. Houve uma visita ao terreno onde foi feito o levantamento topográfico e uma entrevista com a cliente. Foi elaborado o programa de necessidades da cliente, em segida foram feitos os primeiros croquis, a proposta da volumetria, definição do conceito e a materialidade do projeto. Foram feitas buscas por inspirações em sites de arquitetura como https://www.archdaily.com.br/br, imagens em https://br.pinterest.com/, a pagina de pesquisa do https://www.google.com.br/ entre outros. Houve o acompanhamento e orientação de forma remota e presencial (quando possível), pelo professor Bruno e assim foram desenvolvidas várias competências pelos alunos no que diz respeito a conforto ambiental,  entendimento da legislação, desenvolvimento de layout e até mesmo a estética do volume. Todo o conhecimento adiquirido foi implementado ao projeto dando a ele mais objetividade, fluidez e o tornando apto a execução.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 3 pessoas