USO DE MICRORGANISMOS EFICIENTES NA FERTILIZAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS EM HORTAS DOMÉSTICAS

USO DE MICRORGANISMOS EFICIENTES NA FERTILIZAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS EM HORTAS DOMÉSTICAS

INTEGRANTES

Jodielli Santana de Andrade
Jaínny Juliany Mathias
Andreiza Delpupo
Alice Oliveira Figueredo
Loren Bravim Silva
edilene oliveira de souza

PROFESSOR ORIENTADOR

Cristiane Nazare De Araujo Barroso

RESUMO DO PROBLEMA

De que forma a utilização de microrganismos eficientes em hortas domésticas podem contribuir
para o cultivo orgânico de hortaliças e promover o consumo de alimentos livres de
fertilizantes químicos?

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Como forma de solução para a problemática foi proposto a produção de um biofertilizante sustentável e acessível, à base de Microrganismos Eficientes (E.M.), para o cultivo de hortaliças em hortas domésticas. E como ferramenta de divulgação científica, elaborou-se um folder didático com a finalidade de apresentar a temática para os cultivadores. Dessa forma, para o desenvolvimento desse projeto tivemos como objetivo geral, demonstrar para os cultivadores de hortas domésticas o processo de preparação e utilização dos E.M., propondo uma alternativa de melhoria da qualidade de alimentos orgânicos. Para o desenvolvimento do projeto foram aplicados os respectivos objetivos específicos: Destacar as principais instruções práticas sobre o uso ecológico e social de E.M.; Selecionar as principais hortaliças indicadas para cultivo em horta doméstica com E.M.; Comparar o desenvolvimento das plantas que contém a solução dos microrganismos eficientes em relação às que não foram adicionadas a solução; Apontar as vantagens da utilização dos E.M. para a população, através de um folder online, por meio de  mídias sociais.

Portanto, o projeto de extensão justificou-se pelo fato dos cultivos de hortaliças exigirem grandes quantidades de fertilizantes químicos, levando a uma série de danos ambientais. A utilização de biofertilizantes surge como uma alternativa mais sustentável, sendo o uso de microrganismos eficientes uma tecnologia mais acessível e de baixo custo para a realização da agricultura natural. O uso desses microrganismos irá agir auxiliando na adubação orgânica substituindo o uso de insumos químicos, proporcionando a conservação do meio ambiente juntamente com a produção de alimentos com alta qualidade que irão promover a saúde humana. Desse modo, é fundamental incentivar os cultivadores de hortaliças ao uso de biofertilizantes, para o desenvolvimento de hábitos mais sustentáveis quanto ao cultivo.

 

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Para a implementação do projeto foram utilizados métodos divididos em etapas, em que primeiramente houve a preparação dos E.M. em uma mata e depois ocorreu a produção do biofertilizante e sucessivamente a seleção das principais hortaliças folhosas para cultivo doméstico, sendo elas a cebolinha verde, coentro, rúcula e o alface. Em seguida, ocorreu o plantio da mesma, baseando-se em “Como fazer sua horta em casa de 2014”, e elaborou-se um folder online contendo o modo de preparo dos E.M., suas vantagens e como utilizá-lo, sendo disponibilizado no Instagram para colaborar com a divulgação científica. E por fim, executou-se a comparação morfológica entre as hortaliças, através do números de folhas, diâmetro (cm) do caule e altura (cm), para comprovar a ação eficiente do biofertilizante produzido.

Em relação a recepção do público-alvo ao projeto, observou-se uma interação muito positiva, devido ao alto número de compartilhamento e também aos comentários de elogios pela alternativa sustentável para a realização do cultivo de hortaliças livres de insumos químicos que auxilia na melhora da qualidade dos alimentos, juntamente com a preservação do meio ambiente.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 315 pessoas