REESTRUTURAÇÃO DO JARDIM DO PRÉDIO DOM BOSCO II, NA FACULDADE UNISALES

REESTRUTURAÇÃO DO JARDIM DO PRÉDIO DOM BOSCO II, NA FACULDADE UNISALES

INTEGRANTES

Ariane de Oliveira Ottoni

Jhennyfer Otoni De Paula

Daniel Bispo Rodrigues

Ingrid Cole Bento

PROFESSOR ORIENTADOR

Rafaela Duda Paes

RESUMO DO PROBLEMA

Esse trabalho tratou de compreender se um projeto utilizando a consultoria ambiental é capaz de auxiliar na implementação de um jardim, visto que a inserção de plantas em qualquer ambiente, deve ser estudada antes de colocar em prática tal demanda.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

ETAPAS:

  • Inicialmente foi feito o estudo do local levando em consideração fatores bióticos e abióticos que impactam na sobrevivencia das espécies;
  • Após isso foram criados modelos gráficos com a projeção da nova estrutura pensada para o jardim;
  • Foram pesquisadas as plantas do ambiente que estavam adaptadas as variações que ali ocorrem e outras plantas com características semelhantes para que pudessem ser alternativas as que já estavam no local;
  • Após pesquisa e criação do modelo gráfico foi desenvolvido um orçamento com os itens necessários para projetar a nova estrutura e enviado a administração da faculdade;
  • No dia 12 de Novembro foi feita uma reunião com a administração da faculdade e o responsável pelo jardim do local para apresentação e formalização das ideias;
  • O projeto de jardim com pallets foi escolhido após apresentação e a data prevista para a implementação é a partir de Fev/2022.

OBJETIVO GERAL:

  • Reestruturar o jardim localizado no prédio Dom Bosco II no Centro Universitário Salesiano, prestando serviço de consultoria ambiental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apresentar dois modelos da organização idealizada para a reestruturação do jardim;
  • Estudar o local do projeto levando em consideração os fatores bióticos e abióticos característicos do ambiente;
  • Pesquisar espécies de plantas com características adequadas para serem implementadas no local;
  • Confeccionar placas de identificação para as plantas que estarão no jardim após implementação.

JUSTIFICATIVA

Um ambiente acadêmico universitário é, por muitas vezes, cansativo e estressante devido aos prazos, atividades e obrigações do dia-a-dia dos graduandos e colaboradores. Portanto, um local verde e tranquilo como um jardim bem estruturado na área do campus, onde as pessoas possam passar e, por alguns momentos, se desligar um pouco da carga de stress que estão carregando durante o dia, seria uma excelente forma de auxiliar na melhora da qualidade da rotina dos que por ali passarem, além de promover uma melhora significativa no paisagismo do campus, que é um local bem movimentado, com alunos, professores, colaboradores de limpeza, segurança, manutenção, e outros.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Foram desenvolvidos dois modelos para a reestruturação do jardim.

  • Um deles foi pensado para manter a estética atual de canteiros, com as plantas no chão e canteiro definidos com as pedras ornamentais, porém visando a reorganização das plantas estabelecidas no local e a retirada de espécies que não estão bem adaptadas ao ambiente.
  • O segundo foi desenvolvido para inovar a estrutura do jardim, trazendo canteiros feitos de Pallets, e dentro desses pallets um corte seria feito para o encaixe de vasos para as plantas.

Além dos canteiros a ideia era trazer mais conforto ao espaço, para que ele pudesse ser visto e também frequentado, então será disposto abaixo na lateral da escada com um banco, feito com pallets e puffs em torno do ambiente, para o conforto de quem por ali passar e resolver conhecer o espaço.

Passada a fase da organização, foram feitas então a escolha das espécies, que foram cinco, onde quatro delas já estavam disponíveis na faculdade, que são: Zamioculca, Comigo-Ninguem-Pode, Alocasia (Orelha de elefante) e íris-da-Praia. Essas plantas estão adaptadas as características que o ambiente oferece. Uma alternativa à Íris-da-Praia seria a planta Brinco de princesa, que também se adapta bem a variações de temperaturas e dispõe de flores bonitas e com cores vibrantes, chamando atenção de quem a vê.

O projeto está previsto para ser implementado a partir de Fev/2022!