PROJETO DE APLICATIVO PARA CONFEITARIA

PROJETO DE APLICATIVO PARA CONFEITARIA

INTEGRANTES

Priscila Ferreira Nascimento

Vitor Amorim Pinto

Vanderson Kuhn Munge

Vanderson Kuhn Munge

breno da silva oliveira

PROFESSOR ORIENTADOR

Romulo Ferreira Douro

RESUMO DO PROBLEMA

Atualmente, vários estabelecimentos possuem suas principais atividades voltadas ao atendimento para clientes de somente alguns produtos específicos. Uma crescente demanda nos últimos anos ocorreu no segmento das confeitarias e padarias (onde, nesta última, cerca de 37% das suas atividades mais lucrativas detêm da produção de bolos personalizados sob encomenda), tornando o mesmo um dos setores mais procurados e lucrativos no mercado alimentício. O modelo utilizado atualmente pela grande maioria das confeitarias segue sendo de modo presencial, onde o cliente deve deslocar-se até o estabelecimento e realizar seu pedido mediante aos funcionários do mesmo de forma manual, o que gera muitas vezes certo desconforto para o cliente, uma vez que o processo demanda de grande quantidade de tempo, além do fato de que o consumidor pode não ter o suporte ou atendimento necessário para satisfazer sua necessidade. Outro grande fator negativo do modelo atual diz respeito à vida financeira dos proprietários de confeitarias, onde, assumindo a hipótese de que, caso o cliente desista de realizar o pedido por falta de tempo ou suporte, os próprios proprietários dos estabelecimentos podem perder o cliente de forma parcial ou definitiva, e consequentemente, diminuir seu próprio capital de giro empresarial.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

A solução proposta é a criação um aplicativo Mobile destinado exclusivamente às confeitarias, de modo que fosse otimizado, para o cliente, o meio de visualização e realização de pedidos de bolos de forma personalizada, uma vez que, os clientes podem ter a chance de visualizar, na “palma da mão” as variedades de bolos ofertadas pela confeitaria, além de ter o poder de personalizar ou montar um bolo próprio e realizar o pedido de maneira exclusivamente eletrônica. Nesse mesmo sentido, proprietários de confeitarias podem agilizar processos de atendimento, preparação de pedidos, além de melhorar também sua organização. Um dos maiores benefícios para donos de confeitaria seria a praticidade e fácil interação (de forma virtual) com o consumidor final.