PROJETO DE AÇÃO SUSTENTÁVEL EM UMA EMPRESA NA ÁREA DA SAÚDE

PROJETO DE AÇÃO SUSTENTÁVEL EM UMA EMPRESA NA ÁREA DA SAÚDE

INTEGRANTES

Luciana Alves do Nascimento

Hyago Gomes Alves

maria gabriella gouveia mendes

Naemy Ferrugini

Heviny de oliveira lemos

PROFESSOR ORIENTADOR

Wilson Rodrigues De Sousa Junior

RESUMO DO PROBLEMA

Não é difícil falar sobre os impactos ambientais causados pela sociedade e também de uma variedade de fatores que influenciam fortemente da degradação do planeta.

Em meio a tantas tecnologias, ainda não conseguimos equilibrar o ecossistema para um ambiente mais limpo e saudável para todos, incluindo os animais, seja ele doméstico ou selvagem.

Sabemos que essas alterações causadas pelos seres humanos é de grande repercussão da chamada “REVOLUÇÃO INDUSTRIAL” – Industria 4.0.

Assim como a tecnologia favoreceu para esses impactos negativos para o meio ambiente, a Industria 4.0 também tem sua participação nesses impactos pois, com várias criações de materiais sintéticos que não se infiltram no ciclo da natureza, houve um acúmulo desses materiais que demoram centenas de anos para se decompor, serem absorvidos ou simplesmente, muitos dele, nem se decompõem.

Neste conteúdo, vamos apresentar algo mais específico como o copo plástico descartável que está entre os resíduos que causam grande impacto ao meio ambiente e a saúde humana.

Sabemos que o copo plástico descartável é de grande utilização em várias áreas de nosso cotidiano com um custo favorável e considerado baixo para as empresas. Entretanto, vamos apresentar o quão mal esse produto pode representar e o por que se deve evitar ou eliminar de vez a sua utilização.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Apesar de já existir  várias empresas e organizações lutando para combater esses impactos ambientais e desenvolvendo projetos, serviços e campanhas de conscientização, observamos durante a visita de campo que a empresa +Saúde (em vários setores) eram disponibilizados copos descartáveis para uso coletivo dos colaboradores e não se observava nenhum material de divulgação ou iniciativa para conscientização do meio ambiente.

Em decorrência do atual cenário da pandemia, todos os cartazes de divulgação e informativos estavam voltados apenas para esse fim.

Uma das formas de solução encontrada, foi a possibilidade de substituição da utilização do copo de plástico descartável , se tratando de empresas, por garrafas e canecas  individuais para a utilização de líquidos frios e gelados como a água, sucos, chás, ect.

O correto seria para toda a sociedade, entretanto, é preciso que uma campanha de conscientização seja feita de forma global ou, proibirmos as industrias a fabricar copos de plásticos descartáveis, porém, sabemos que essa possibilidade no momento, está fora de questão. Entretanto, hoje nas  empresas, já é possível mudar este cenário com mudanças comportamentais e culturais aplicando campanhas internas com objetivo de conscientizar e motivar os colaboradores a não utilizarem os copos descartáveis.

Como método, utilizamos pesquisas a estudos e artigos teóricos e científicos, sites de empresas com foco em soluções ambientais, engenharia dos materiais para mensurar todas as colocações e citações apresentadas neste conteúdo. Em sua maioria, se obteve informações similares ao objetivo final, o copo de plástico descartável, tornando notável a veracidade das informações citadas, o que fez com que definíssemos o tema trabalhado.

Utilizou-se também, pesquisa em artigos de medicina e saúde na área da oncologia e campanhas de prevenção ao câncer para se obter informações científicas sob os males causados pelo produto de foco deste conteúdo e as opções de soluções estudadas e suas tentativas para se obter êxito em suas aplicações.

Para a escolha da empresa para a aplicação da campanha, foi realizada visita técnica em uma das opções selecionadas pelo grupo. Toda a atividade relacionada a aplicação da campanha foi analisada junto ao responsável para a sua efetividade, objetivando a intrínseca relação com o perfil esperado para a elaboração do projeto.

O local selecionado para estudo e aplicação da campanha situa-se na município de Vila Velha – ES – HOSPITAL + SAÚDE. Utilizamos material de divulgação como: panfletos ilustrativos e explicativos mensurando a importância da ação proposta.

O conteúdo tem como objetivo, mostrar como o copo plástico descartável é um produto perigoso, nada sustentável e sem nenhum benefício, apresentando de forma direta, todas as consequências causadas por ele no meio ambiente e na saúde tanto humana quanto para os animais.

Através dessas demonstrações de impacto negativos do copo plástico descartável, conscientizar as empresas e o cotidiano doméstico de como devemos atuar e contribuir para alcançarmos e mantermos um meio ambiente melhor e mais saudável para se viver.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Durante a divulgação da campanha, foram abordadas imagens que evidenciaram a importância do descarte adequado dos resíduos. Também foi exposto o quanto a empresa economizaria e os impactos positivos ao meio ambiente evitando o seu uso esclarecendo aos participantes do que se tratava, quais são suas etapas e as suas principais vantagens

De acordo com análise e pesquisas realizada para se obter informações e levantar evidências que indicam de forma positiva que, campanhas de conscientização para a substituição dos copos plásticos descartável pelas canecas e garrafinhas individuais dentro das organizações, pode de fato, contribuir efetivamente para o bem estar do meio ambiente.

Os dados encontrados para a elaboração deste conteúdo, levam a concluir que não só copo plástico, mas outros produtos que utilizamos no dia a dia, poderiam ser substituídos.

Com   o   término   da   campanha, todos   os   resíduos   recolhidos e descartados de forma adequada e nos setores internos, foram retirados os copos descartáveis e substituídos pela canecas e garrafas individuais.

Por   isso   a Educação   Ambiental é   uma   ferramenta importantíssima    dentro    da    sociedade, já    que    foi    disseminada    pelos participantes da campanha e sensibilizou os colaboradores que teve acesso, transformando as atitudes destes indivíduos em relação ao meio ambiente.