PLANO DE MARKETING PARA O RESTAURANTE MAHAI

PLANO DE MARKETING PARA O RESTAURANTE MAHAI

INTEGRANTES

Filipe Augusto Souza Ribeiro

Thalyta Kassia F. Rosa Martins

Micaela Aguilar Nogueira

Guilherme Nascimento

Gislayne fontes

Euler De Jesus Serra

PROFESSOR ORIENTADOR

Viviane Nunes Tetzlaff Lee

RESUMO DO PROBLEMA

O Restaurante Mahai não possui flexibilidade nas suas estratégias de promoção. Logo foi feita uma pesquisa para diagnosticar a empresa e propor um plano de marketing.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Pode se dizer que os fatores socioculturais atuais se mostram cada vez mais sustentáveis, procurando meios menos nocivos ao meio ambiente e os animais para gerar lucro e energia. Pensando nisso o Mahai tem em seu portifólio de

produtos pratos sem origem animal, procurando atender o público que apoia a pauta de cuidado com o meio ambiente.

Por ser uma empresa em constante crescimento ela também está de acordo com as normas que procuram manter restaurantes ambientes seguros e alinhados a normas higiênicas e sanitárias, mantendo e atualizando diversos alvarás de licença, procurando manter e passar toda a legitimidade para o cliente.

A empresa também acompanha o desenvolvimento tecnológico e procura implantar as melhores ferramentas que possam melhorar o trabalho e a comunicação dentro dela, seja ele um cliente interno ou externo. Cada unidade possui um servidor próprio onde o cliente pode fazer seu pedido de forma remota, podendo utilizar um tablet presencialmente ou o celular, via site ou aplicativo de entrega aonde ele estiver.

Outra ferramenta usada foi a Matriz SWOT, onde foi possível compreender quais são as características mais impactantes dentro do negócio: Seus pontos fortes aparecem na diversidade no portifólio dos produtos e conforto para os clientes no momento de ordenar os produtos. A empresa ainda peca em não ter promoções de venda e divulgações mais flexíveis, mostrando certo comodismo com o estado atual em relação do engajamento dos clientes com a empresa.

Ainda com a SWOT podemos enxergar pontos que influenciam a empresa no âmbito externo: O aumento da procura pela alimentação saudável é algo que a empresa pode usar para alavancar a venda de produtos veganos. Algo de fora que impacta no negócio é o aumento da inadimplência na região em que os restaurantes estão localizados.

O objetivo da empresa, junto da sua missão é se tornar o melhor restaurante da Grande Vitória. Isso pode ser alcançado através da oferta de um cardápio extenso que oferece pratos de alta qualidade, junto do melhor atendimento para proporcionar uma experiência única a cada visita. A empresa busca esse objetivo na procura dos melhores insumos para confecção dos pratos junto da qualificação dos cozinheiros e da equipe de atendimento, ofertando cursos e palestras para o desenvolvimento dos funcionários.

Conversando com a gerente de uma unidade foram mencionados alguns objetivos a serem alcançados no negócio e alguns deles são: Conclusão de metas diárias e mensais de vendas, centralização do setor de compra e aumento das estratégias de divulgação.

Para caracterização do cliente foi utilizada uma planilha *5W para entender o perfil do cliente Mahai. A empresa atende a todos os públicos em diferentes idades e gêneros, pelo fato da estética e apresentação do restaurante seguir uma temática praiana, o público-alvo preferencial são os jovens-adultos com idades de 16 a 45 anos, independente do gênero, residentes da região Grande Vitória, porém principalmente dos bairros ao derredor de ambos os restaurantes, como por exemplo Mata da

Praia, Praia do Canto, Santa Lúcia, Jardim da Penha, Barro Vermelho e entre outros. Esse conceito se tornou forte pelo fato da matriz ser localizada na Mata da Praia, e próximo as entradas das praias na região, atraindo clientes que saem desses locais para visitar o restaurante. O preço aplicado pelo restaurante também traz um público de classe média alta e no horário do almoço com os pratos executivos atraem também o público coorporativo da região, formando assim o público atendido pelo restaurante.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Durante o desenvolvimento do projeto os objetivos foram alcançados, podendo diagnosticar a empresa analisada e fazer um levantamento das melhores estratégias que poderão incrementar e aumentar as ações da empresa no quesito de marketing. Agora cabe ao empreendedor aderir a essas sugestões e implementar ou não na empresa atualmente.