O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: SUAS VERTENTES E TIPIFICAÇÕES

O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: SUAS VERTENTES E TIPIFICAÇÕES

SOBRE

ALUNOS:

JISELY MEIRA DE QUEIROZ

LYSLAINE PERERIA SANTOS

RAYLAN SANTOS DE CARVALHO

SAMARA APARECIDA DO CARMO RODRIGUES

VICTORIA SCHADE ALEXANDRINO

PROFESSOR ORIENTADOR: Alaísa de Oliveira Siqueira

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O trabalho aborda a construção do produto final desde a escolha do tema até a sua finalização, produto este que será visto como um vídeo informativo sobre a temática, onde será apresentado as formas de enfrentamentos da violência contra a mulher e como ela ocorre mediante a uma sociedade de caráter machista.

A escolha da temática se deu durante a semana acadêmica, logo no início do semestre, onde o grupo se deparou com uma dinâmica de produzir algum tipo de intervenção referente a uma das expressões da Questão Social.

Diante desse desafio, o grupo pensou em idealizar um aplicativo que pudesse ajudar a efetivar as denúncias de mulheres vítimas de violência de forma mais rápida, visando que no ato dessa violência não se tem muito tempo para realizar uma ligação ou chamar por socorro nas ruas. Com isso a ideia de falar sobre a temática que é tão necessária foi crescendo, logo surgindo a ideia de produzir um documentário, abordando mulheres vitimas de violência para construir algo relevante para a sociedade, porém com a pandemia que afeta o país, a abordagem presencial dessas mulheres acabou se tornando algo difícil, por isso o grupo optou por realizar um vídeo informativo.

Nesse vídeo, será falado sobre todo o conceito de violência, quais são as suas tipificações e as formas como elas acontecem, visando que nem todas as mulheres que passam por isso tem o conhecimento de que sofre violência, por isso é tão necessário passar informações para agregar ainda mais no enfrentamento.

Além dessas informações, será abordado os resultados de uma pesquisa feita através da plataforma google forms, que contém as seguintes perguntas: “como você se identifica?”; “você sabe o que é violência contra a mulher?”; “você já sofreu algum tipo de violência?”; “se a resposta for sim, qual tipo de violência você já sofreu?”; “caso sofreu ou sofre algum tipo de violência, se sente a vontade para relatar?”; “você conhece ou teve/tem contato com alguma mulher que sofreu ou sofre violência?”; “você conhece os canais de denúncias que atendem mulheres vítimas de violência?” e “você conhece os serviços de assistências voltados para mulheres vítimas de violência?”. Instruir os alunos do ensino médio e demais interessados do que é a biomedicina genética para despertar o interesse nessa profissão/área de atuação. Apresentar de forma facilitada os conceitos de genética através de um vídeo e um jogo de perguntas para despertar mais interesse. Mostrar as aplicações da biomedicina genética. Demonstrar de forma simples a atuação do geneticista forense no mercado de trabalho.