INSTITUTO TEA

INSTITUTO TEA

INTEGRANTES

Michel Meneguelli Soella

Júlio César Parreira Leite

ronan cardoso lima

Ricardo George M Gouveia

PROFESSOR ORIENTADOR

Alexandre Bessa Martins Alves

Virgínia Magliano Queiroz

RESUMO DO PROBLEMA

Apresentar um anteprojeto arquitetônico de um conjunto de edifícios desenvolvidos através de uma análise da importância do ambiente escolar no cotidiano de alunos com Transtorno do Espectro Autista, e de como boas soluções de arquitetura podem influenciar e facilitar o processo de inclusão escolar, educação, saúde e bem-estar destes indivíduos.

Temos como desafio e objetivo demandado do projeto:

  • Aulas em sala sobre desenho volumétrico, corte, planta, fachada, cobertura.
  • Utilizar referências de instituições que fazem atendimento especializado no autismo, buscando entender o funcionamento e possíveis oportunidades de inovação.
  • Participar de audiência com o representante do instituto demandante, para auxiliar na definição do programa de necessidades;
  • Estudar a legislação específica do município da Serra (local do terreno do demandante), para adaptar as necessidades aos requisitos do Plano Diretor Municipal de Serra -ES, NBR 9050 e do Corpo de bombeiros do ES (NT10)

ESCOPO DA SOLUÇÃO

O trabalho foi desenvolvido com base em um estudo de projetos e construções especializadas sobre a compreensão do transtorno TEA e suas características, bem como a realização de uma reunião com representantes de uma organização especializada, para o entendimento de suas necessidades e rotinas de uso do espaço. Como conceito do projeto é conceber edificações com ambientes intuitivos, que despertem segurança, aconchego e conforto aos usuários, assim, foi adotado como partido arquitetônico o jogo no Tetris, que inspirou os volumes em conjuntos com linhas ortogonais e ângulos de 90 graus. O Instituto de educação e saúde, contou com um plano de necessidades que foi discutido e avaliado em classe, para comtemplar uma implantação assertiva e estratégica, visando o conforto e segurança. Para a implantação, foi necessário considerar a distribuição do fluxo de veículos e pedestres dentro e fora do terreno, a ocupação de cada prédio para o fim ao qual se destina, privilegiando ainda grandes áreas com paisagismo e arborização para colaborar no microclima, e respeitando o grande número de vagas de veículos, motos e bicicletas que a demanda exigia. O layout precisou ser cuidadosamente preparado, com o objetivo de promover maior conforto ambiente e acústico à cada área, assim como atender a legislação, que teve como consulta o Plano Diretor Urbano da cidade de Serra e os normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

O conceito do projeto é conceber uma edificação com ambientes intuitivos, que despertem segurança, aconchego e conforto aos usuários. O partido arquitetônico tem volumes inspirados no jogo de tetris, com linhas ortogonais e ângulos de 90 graus. O projeto adotou soluções arquitetônicas que buscam atender o plano de necessidades da edificação, com foco no conforto e segurança. Para cada necessidade foi apresentado um prédio ou conjunto de prédios dispostos de forma a manter a privacidade e a atmosfera de um condomínio familiar para as pessoas, com áreas verdes e fluxos amigáveis. Áreas verdes e arborizadas em toda extensão do terreno promovem maior conforto térmico e auxiliam na composição de um microclima. Foi pensado estrategicamente a divisão de setores e fluxos de veículos e pedestres. A utilização de corredores amplos com áreas de descompressão, permitem um fluxo agradável. A implantação e localização dos prédios no terreno, foram cuidadosamente direcionados com base na usabilidade ao qual se destinam, considerando fatores acústicos e fáceis acessos. O mobiliário empregado vale-se das medidas de segurança e singeleza com o intuito de continuar promovendo sensações de bem-estar e acolhimento, com tons suaves e formas simples.

O projeto apresentou soluções inteligentes utilizando arquitetura ambiental, que possibilitarão promover a socialização de pessoas com TEA, através de educação, desporto, cultura e saúde, amparo às famílias e capacidade de formação completa tanto para acometidos quanto para sociedade em geral que se interessar em estudar e lutar pela causa.