IDENTIFICAÇÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL NA EMPRESA KEBIS BISCOITOS CASEIROS

IDENTIFICAÇÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL NA EMPRESA KEBIS BISCOITOS CASEIROS

INTEGRANTES

Laís Maria Rozemberg Stein
Mateus Endlich Soares
Felipe Araujo Rosa
Laryssa Pinheiro Piazentini
Joao Victor Zampa
Kétlyn Amorim dos Santos

PROFESSOR ORIENTADOR

Raquel Ferrari Passamani

PROFESSOR ORIENTADOR

Valter Braun

RESUMO DO PROBLEMA

O trabalho em questão trata da análise e do funcionamento da logística empresarial em uma pequena empresa, englobando os processos de entrada, transformação e saída dos insumos necessários para produção e comercialização de biscoitos caseiros. Alguns questionamentos que nos guiaram durante todo processo de pesquisa e síntese das informações foram: “Como se dá o funcionamento da Logística Empresarial?”, “Como se dá o processo de Logística Reversa da empresa analisada?” e “Quais processos logísticos são realizados pela empresa?”.

Além disso, a partir da coleta de informações sobre o empreendimento analisado, foram identificados alguns gargalos presentes no processo de gestão da empresa e que podem ser amenizados com o uso de tecnologias exemplificadas a seguir.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Foram coletadas informações a respeito dos fornecedores da empresa, sobre o sistema de estoque utilizado, fluxo de produção, distribuição e entrega para os revendedores, de maneira que as informações são controladas internamente e o processo de logística reversa.

A coleta dos dados se deu por meio de uma pesquisa exploratória e metodológica, pois através do roteiro de perguntas realizadas a um dos sócios da empresa Kebis, foi possível identificar os processos de suprimentos, armazenagem, gestão de estoques e distribuição.

E a justificativa do projeto se encontra nos benefícios acadêmicos adquiridos pelo contato prático com os conhecimentos adquiridos durante nossos estudos e da visualização completa dos processos da logística empresarial no cotidiano de uma pequena empresa. Além disso, buscamos contribuir com sugestões de melhorias no planejamento e controle da cadeia de suprimentos, estoques e distribuição.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Por meio do diagnóstico realizado nas etapas anteriores, identificamos alguns gargalos presentes na empresa, como: o controle manual de todos os processos e falta de integração na chegada de novos pedidos.

Sugerimos então, a implementação de algumas algumas tecnologias com o objetivo de promover melhoria nesses processos. Entre elas estão: a automatização do controle de produção a partir de um programa PCP, análise dos principais custos do setor logístico e por meio dos resultados realizar a otimização da operação, através do Power BI, e um sistema preencheria a lacuna presente na fábrica durante o recebimento dos pedidos por parte dos promotores de venda dos supermercados, a Força de Vendas. Para integração da empresa como um todo, mais uma sugestão é a implementação do sistema ERP, englobando todos os processos e fornecendo um controle mais otimizado dos processos de entrada, transformação e saída.

Entre as dificuldades encontradas estão o investimento necessário para implementação dessas tecnologias, uma vez que a curto prazo possuem um custo significativo, porém a longo prazo, apresentam benefícios consideráveis que compensam tal desembolso, sendo de fato um investimento e não mais custo empresarial.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 41 pessoas