FERRAMENTAS FINANCEIRAS APLICADAS A MICROEMPRESAS COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
INTEGRANTES
Bleyny Campos do Nascimento
Jéssica Wandekok Campos
Jeykson Cardoso dos Santos
Gustavo de Araujo Amorim
Lucas Felipe Santos
PROFESSOR ORIENTADOR
Ketter Valeria Zuchi Caliari Miranda
RESUMO DO PROBLEMA
Auxiliar empresas com ferramentas simples e de fácil entendimento para os gestores entregando várias funções e relatórios para controle financeiro.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Foi elaborado um diagnóstico da empresa escolhida com base nas respostas coletadas do gestor, também foi construída a matriz SWOT para análise das informações, além de um plano de ação 5W2H que auxilia no processo de desenvolvimento das ferramentas financeiras para a Micro Empresa.Foi aplicado um questionário composto por 23 questões, sendo 04 perguntas abertas e 19 fechadas.
O objetivo geral: analisar a situação de uma empresa do ramo de serviços de impressão e assistência técnica em informática propondo ferramentas de gestão eficazes para alcançar o equilíbrio financeiro e soluções adequadas para planejamento e o controle.
Objetivos específicos: i) Propor melhorias um modelo de diagrama de fluxo de caixa adequado à empresa; ii) implementar uma metodologia de precificação que torne os preços adequados e competitivos no mercado; iii) criar uma planilha orçamentária; e iv) calcular o ponto de equilíbrio e analisar se o mesmo atende à demanda dos custos da empresa.
O estudo justifica-se por beneficiar os empresários a alcançar soluções para minimizar as dificuldades que levam aos problemas financeiros e, às vezes, à falência de muitas empresas.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
A aplicação do plano de ação 5W2H foi de grande auxílio na elaboração das ferramentas de controle financeiro, pois simplificou as tarefas a serem executadas, o que reduziu o tempo para desenvolvimento em Excel.
As principais dificuldades enfrentadas pelos autores na elaboração deste projeto foram a pouca disponibilidade da empresa para colaboração na construção das planilhas, o tempo curto que diminuiu o desempenho e desenvolvimento de mais ferramentas complexas de acordo com a proposta do trabalho, limitando a apenas a uma ferramenta principal, porém mais elaborada e a busca por soluções em sintetização de mais de um instrumento financeiro em uma só planilha, demandando tempo de pesquisa e correções de problemas até obter o projeto final.
As contas a pagar e a receber são as únicas que dependerão de lançamento manual por parte dos gestores, a planilha receberá dados de entradas e saídas com contas pré-definidas o que orienta melhor quem estará registrando.
Após os lançamentos nas linhas editáveis da planilha, serão gerados diversos relatórios como fluxo de caixa diário, semanal e mensal, sendo gerado também o total do ano e as médias, além de gráficos sobre a evolução do caixa da empresa.