ESPAÇO PARA DIÁLOGO SOBRE OS DESAFIOS SOBRE SER ESTUDANTE DE FILOSOFIA

ESPAÇO PARA DIÁLOGO SOBRE OS DESAFIOS SOBRE SER ESTUDANTE DE FILOSOFIA

INTEGRANTES

Vitória Maria da Ressurreição

Amanda de Souza Loureiro

Anna caroliny C. Dos santos

Glaudison M Oliveira Silva

William Max Mendes de Oliveira

PROFESSOR ORIENTADOR

Andrea Campos Romanholi

RESUMO DO PROBLEMA

A vivência de estresse e ansiedade que englobam ser um estudante e que junto a pandemia se intensificaram na nova rotina no modo online, e devido a pandemia, foi necessário que estes alunos se adaptassem a uma nova configuração, embarcando em um novo momento de desafios e incertezas. A turma não se conhecia pessoalmente, o que acabou por colaborar para a não interação destes alunos no ambiente educacional. Além disso, por ser do curso de filosofia, muitas vezes eles se colocam diante de reflexões sobre o papel da sociedade e as escolhas do ser humano, o que afeta diretamente em suas vidas, implicando em suas emoções, sentimentos, pensamentos, comportamentos e interferindo nas questões sobre o modo de ser e agir frente ao mundo.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

A necessidade de conversar sobre o tema e a própria demanda após a pesquisa com os alunos do curso, nasceu da reflexão sobre os impactos que a quarentena poderia causar nos estudantes de turmas que iniciaram a graduação durante a pandemia. Esse contexto em que se encontram está diretamente relacionado ao artigo 19º da DUDH, onde diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”, pois, entendendo que as escolhas do indivíduo, podem ser influenciadas pelas opiniões e crenças da sociedade, a pressão social acaba por comprometer a liberdade. O projeto embasou-se nos estudos e teoria dos estágios psicossocial do desenvolvimento humano de Erik Erikson, que estão relacionadas ao momento em que o público alvo estão vivenciando, voltada também aos direitos humanos e clínica ampliada, sendo então, a promoção, prevenção, qualidade de vida e autonomia e fortalecimento do sujeito enquanto um protagonista de sua vida.

Nesse sentido os alunos do 6° período de psicologia, optaram por fazer encontros com os alunos de filosofia da UNISALES, com modalidade de grupo operativo, baseado na teoria de Pichon Riviere, por meio de 7 intervenções, com duração média de 30 minutos cada, tendo como objetivo geral “Abrir um espaço de diálogo sobre os desafios de ser um estudante de filosofia e identificando formas para lidar com essa situação”.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Após um primeiro contato com os alunos sobre o que poderia ser trabalhado, percebemos que existia uma grande pressão social entorno dos alunos, o que poderia gerar certas complicações como ansiedade e estresse. Um ponto a ser desenvolvido no projeto era que o indivíduo se identifique no mundo e saiba reconhecer principalmente as influências que este exerce. Portanto, nossa intervenção, buscava, através das ferramentas necessárias, abrir um espaço de diálogo sobre os desafios de ser um estudante de filosofia e identificando formas para lidar com essa situação.

Um dos pontos importantes na intervenção era estabelecer dia, hora e local dos encontros; as dinâmicas seriam realizadas em 10 encontros, mas devido à algumas circunstâncias foram adaptadas e diminuídas para 7, com 30 minutos de duração (no horário das 7:30 até as 8 horas); e os dias foram de acordo com o calendário do público alvo, usamos como modalidade da intervenção ‘grupo operativo’, sendo uma técnica do Pichon Rivière, que busca o aprendizado do grupo através da troca.

No começo dos encontros, houveram muita resistência em falar e comentar sobre as temáticas, pois para eles, esperavam de nós uma palestra dos temas proposto por eles mesmo após uma pesquisa; sendo que a proposta era uma dinâmica impulsionadora para o diálogo, fomos até interrogados inicialmente  sobre como seria o manejo do projeto. No mais, conseguimos instigá-los a falar abertamente e ter a participação de grande parte. Superaram nossas expectativas em relação aos objetivos de cada encontro e dinâmicas, bastante proveitoso e prazeroso!