“AQUI NÃO” – PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL

INTEGRANTES

Maria Clara Barcellos

Thaila Lempke Rodrigues

Beatriz de Paula Besse

PROFESSOR ORIENTADOR

Eclair Venturini Filho

RESUMO DO PROBLEMA

Este projeto visa, utilizando de forma lúdica e de linguagem apropriada para cada faixa etária, abordar a temática do abuso sexual, consentimento e autonomia do corpo e de suas partes. Além disso, ressaltar o direito de dizer não ou de recusar situações em que põem em prova a dignidade e integridade dessa vítima, utilizando da didática de que nosso corpo é nossa casa e devemos cuidar dele, e não permitir a entrada de pessoas estranhas.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

A solução proposta utilizou de didáticas de fácil entendimento para conscientizar sobre uma questão tão delicada e de grande importância ao qual este se trata, abordando de forma leve para que todos os participantes se sintam confortáveis para questionamentos e aberturas.

A primeira delas foi a didática da Mão ao qual foram feitas luvas de E.V.A e em cada dedo na palma e no dorso possui partes do corpo e ilustrações de pessoas a quem possa pedir ajuda, juntamente com uma música indicando quais partes do corpo que não podem ser tocadas sem autorização e a quem buscar ajuda.
Durante a segunda dinâmica, um boneco desenhado em um papelão serviu para simulação de quais áreas são permitidos toques, e quem poderá tocá-las. Neste momento a brincadeira consiste em sinalizar quais áreas toques são ou não convenientes, nesse momento foi pedido para que as crianças fossem até o boneco e sinalizassem os locais com sinais feitos de E.V.A, “X” vermelho nos locais que não pode, “V” verde onde pode e círculo amarelo onde deve ter atenção, e assim também foi feita uma coleta de dados para observar o que as crianças absorveram sobre o que foi explicado na dinâmica anterior.
Por fim, houve um momento em que foi entregue um desenho disponibilizado em um pequeno livreto informativo disponibilizado no site da Câmara dos Deputados para que pudessem pintar, e foi utilizado como forma de coleta de dados pois foi pedido que levassem para os responsáveis assinarem e retornasse com o desenho à escola para que a professora averiguasse.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Foi realizada a dinâmica da luva com a música educativa e as crianças foram convidadas para irem até a frente da sala para colocar a luva e acompanhar a música. A maioria dos alunos demostraram interesse em aprender e entender sobre o assunto, visto que a luva e a música falam sobre as partes do corpo que devem ser protegidas e a quais adultos recorrer em caso de violência.

No segundo momento, eles foram chamados para realizarem a dinâmica do boneco, indicando com os símbolos onde pode e onde não pode tocar no corpo. A maioria das crianças participaram da atividade, colocando os símbolos em seus devidos lugares, demonstrando o entendimento e a importância do assunto proposto para a conscientização e proteção das crianças através da dinâmica.

No terceiro momento foi distribuído o desenho disponibilizado no site da Câmara dos Deputados para todos colorirem. Destacou-se uma situação no qual um dos alunos fez um desenho da dinâmica do boneco e entregou para o colega que havia chegado atrasado, demostrando interação.
Ao final da apresentação, foram feitas as seguintes perguntas para as crianças, obtendo as seguintes respostas: das 41 crianças presentes, 18 já conversaram com seus responsáveis ou ouviram falar sobre o assunto, uma delas relatou o aprendizado do assunto em sua igreja e outra disse já ter visto em séries de televisão. Na segunda pergunta, 11 delas relataram que costumam ficar sozinhos com vizinhos ou amigos. Na terceira questão, 38 crianças disseram que iriam falar com os responsáveis sobre o assunto tratado em sala.