ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE AZEITONAS VERDES EM CONSERVAS À GRANEL

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE AZEITONAS VERDES EM CONSERVAS À GRANEL

INTEGRANTES

Joice Mota Botelho

Amanda Carlini de sousa

Stephani Ferreira da Fraga

Milene Klippel

Leidimara dos Santos Cirilo

PROFESSOR ORIENTADOR

Priscila Pinto E Silva Dos Santos

RESUMO DO PROBLEMA

O Projeto intitulado “Análise físico-química e microbiológica de azeitonas verdes em conservas à granel”, categorizado como um Projeto de Extensão – Profissional e Comunidade, do Centro Universitário Salesiano, Vitória, ES. Tem como objetivo avaliar a qualidade e segurança de azeitonas verdes em conservas a granel por meio de análises físico-químicas e microbiológicas. O projeto foi realizado tendo como público-alvo restaurantes, bares e estabelecimentos na região da Grande Vitória, que utilizam azeitonas verdes em diversos pratos da culinária como uma ótima opção para petiscos ou temperos onde por questões de custo-benefício optam pela compra desses alimentos em conserva à granel. Na ausência de informações quanto ao armazenamento, qualidade e segurança dessas conservas, esses estabelecimentos correm o risco de comercializar um alimento contestável para a saúde de seus consumidores

ESCOPO DA SOLUÇÃO

O projeto de extensão alcançou um total de dois estabelecimentos. Na visita foi averiguado a documentação legal de funcionamento, como foco no alvará sanitário. Sabendo que este documento assegura que o estabelecimento atue dentro das regras sanitárias preconizadas. Outro ponto que foi observado foram as condições de armazenamento dos alimentos, onde, chamou a atenção situações que podem levar a contaminação destas azeitonas. Ao realizar a entrevista, foi utilizado um folder, para que de forma clara pudesse ser passado para essas pessoas os cuidados com o manuseio das azeitonas em conserva e que é fundamental o armazenamento adequado para evitar a contaminação deste alimento.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

O projeto de extensão alcançou um total de dois estabelecimentos, sendo esta visita separada entre os alunos. Na visita os alunos acharam interessante averiguar a documentação legal de funcionamento, como foco no alvará sanitário. Sabendo que este documento assegura que o estabelecimento atue dentro das regras sanitárias preconizadas. Outro ponto que foi observado foram as condições de armazenamento dos alimentos, onde, chamou a atenção situações que podem levar a contaminação destas azeitonas. Ao realizar a entrevista, os alunos utilizaram um folder, para que de forma clara pudesse ser passado para essas pessoas os cuidados com o manuseio das azeitonas em conserva e que é fundamental o armazenamento adequado para evitar a contaminação deste alimento. Os entrevistados aderiram bem às recomendações e prometeram cumpri-las.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 14 pessoas