ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO JUCU, UTILIZADA PARA CONSUMO DOS MORADORES DA COMUNIDADE DO GALO, EM DOMINGOS MARTINS.

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO JUCU, UTILIZADA PARA CONSUMO DOS MORADORES DA COMUNIDADE DO GALO, EM DOMINGOS MARTINS.

INTEGRANTES

Rebeca Christine Cruz Harckbart
Laryssa Teixeira T Eleutério
Martha Cominotti Cardoso
Érika Velten Dias
Amanda Vieira de Assis

PROFESSOR ORIENTADOR

Eclair Venturini Filho

RESUMO DO PROBLEMA

  • A falta de análises de qualidade das águas do Rio Jucu é, sem dúvidas, um problema a ser solucionado, visto que, este rio abastece inúmeros moradores, incluindo a comunidade do Galo, em Domingos Martins, sendo assim, de extrema importância a investigação acerca do real estado das amostras desta localidade.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

O presente projeto baseou-se no fato de que o Rio Jucu é resposável pela distribuição da sua água para cerca de 150 famílias da localidade do Galo, sendo utilizada para consumo, uso agrícola, turismo e inúmeros afazeres do dia a dia. Ao visitarmos a localidade, conversamos com alguns moradores e foi possível observar que, a maioria da comunidade não tinha noção acerca da qualidade desta água utilizada. Por isso, visando solucionar esta situação, foram coletadas amostras de 8 (oito) diferentes pontos na região para a realização das análises necessárias, incluindo a Cascata do Galo, um córrego próximo à algumas residências e o Rio Jucu, no qual foi o foco principal do projeto. É válido ressaltar que manter o contato com alguns dos moradores foi uma das principais etapas, visto que, eles entendem de suas necessidades e esperam ansiosamente pelos resultados. Dessa forma, todo o projeto foi realizado visando à exposição dos dados futuros para os moradores que ali residem.

Neste contexto, após a coleta das amostras, os estudos foram executados no laboratório de Bioquímica do Centro Universitário – sob supervisão, sendo realizados procedimentos para identificação dos valores de dureza, da alcalinidade, do pH e o índice de CO2 (gás carbônico) presentes na água. As análises envolveram procedimentos que dispuseram da utilização de equipamentos específicos para a identificação do pH e das demais análises que envolveram processos de titulação.

 

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Com os resultados obtidos das análises, pode-se constatar que a maioria das amostras (1, 2, 3, 4, 6, 8) não estavam dentro dos padrões de referência de (alcalinidade e pH), sendo consideráveis não potáveis.

Além disso, as amostras que apresentaram resultados fora dos padrões foram coletadas de lugares mais distantes da nascente. Isso se deve, provavelmente, aos dejetos que são despejados no leito do rio, oriundos de casas, restaurantes, lavouras e baias de animais, que não possuem saneamento básico. Já as amostras que foram coletadas de lugares mais próximos a nascente, apresentaram resultados dentro dos padrões, por serem locais de mais difícil acesso, não possuindo tanta influência do ser humano.

 

  • Intervenção

Diante dos resultados encontrados, foi realizado o contato com os moradores e a Prefeitura Municipal de Domingos Martins, sugerindo a implementação de fossas filtro na região (sugestão apreciada pelos próprios moradores), pois com o crescimento populacional, a longo prazo, a quantidade de dejetos despejados no rio será muito maior, contribuindo com a poluição. Após o contato realizado, fomos informadas pela Prefeitura que já existe um projeto com esse objetivo, mas que ainda não foi executado. Dessa forma, a nossa proposta passou a ser relacionada ao andamente deste projeto que, sem dúvidas, ajudaria muitos moradores e também, um dos bens mais preciosos à todos: o meio ambiente.

 

 

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 200 pessoas