ADM – Estratégia de Comercialização

Estratégia de Comercialização - Marin Modas

SOBRE

ALUNOS: Antonielly dos Santos Oliveira
PROFESSOR ORIENTADOR: Fabrício Vasconcelos

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O objetivo foi auxiliar a empreendedora a desenvolver conhecimento quanto as estratégias de comercialização. Para isso, foi elaborado 4 questionários para conhecer o público alvo, tais como, seus clientes, concorrentes e fornecedores. De acordo com os resultados da pesquisa de satisfação a maioria dos respondentes disseram estar satisfeitos com produtos e com o serviço de entrega, bem como o atendimento prestado, a maioria são moradoras da Serra, com idade entre 31 a 40 anos e 100% feminino. Possuem hábitos de consumo em redes sociais e aplicativos. A pesquisa sobre concorrentes, apontou que além de loja física, atendem pelos aplicativos e pelas redes sociais e efetuam entregas. No formulário fornecedores, os mesmos oferecem garantias, condições de pagamentos e contém canais de fácil acesso, em caso de trocas e devoluções. O negócio refere-se a Marins modas, loja virtual de roupas e acessórios feminino, localizada no bairro de Fátima, na Serra. Através da análise dos dados coletados, foi elaborado um plano de ação para empreendedora colocar em prática visando alcançar as metas e objetivos para se obter um número maior de clientes e fidelizados contribuindo para o sucesso no negócio. Foi sugerido uma maior divulgação dos seus produtos nas redes sociais e meios de comunicação, criar destaques no stories do Instagram, como feedbacks dos clientes, enviar uma mala direta para os clientes aniversariantes do mês concedendo descontos. Utilizar as datas comemorativas a seu favor, informando e divulgando produtos que estão disponíveis na loja.

Estratégia de Comercialização - Linda Flor Shop

SOBRE

ALUNOS: Evelyn Barcelos, Hemily Santana, Iasmin Verciene e Paulo Vitor
PROFESSOR ORIENTADOR: Fabrício Vasconcelos

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este trabalho tem como finalidade apresentar uma estratégia de comercialização para a empresa Linda Flor Shop, que é localizada em Ibiraçu município do estado Espirito Santo. A estratégia da comercialização possibilita explorar os meios e as condições que favoreçam a aplicação das maneiras e dos métodos mais eficazes, é ter canais de distribuição para fazer com que seus produtos e/ou serviços cheguem aos seus clientes, para a obtenção de objetivos específicos em prazos pré-estabelecidos. Por tanto, ao conhecer melhor a empresa é importante que haja um planejamento eficaz no sentido de escolher os melhores canais para realizar a comercialização dos bens da sua companhia, o mais importante na hora de realizar o seu planejamento é encontrar as opções que estejam alinhadas com a proposta da sua organização permitindo assim ter resultados melhores e mais positivos. Depois de um diagnóstico, conhecer os fatores econômicos, e tabular todos os dados obtidos, sugerimos estratégias que melhore a satisfação dos clientes e através da descoberta dos fatores que influenciam seu comportamento, conhecer melhor seus concorrentes e fornecedores em um plano de ação com ideias que envolvam bastante as mídias sociais. A pesquisa buscou identificar os aspectos econômico-financeiros relacionados em um plano de negócios, analisando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, a fim de conhecer uma melhor compreensão do mercado que esta está inserida.

Estratégia de Comercialização - Empório da Terra

SOBRE

ALUNOS:Brenda Bortolozzo, João Victor Zampa, Kétlyn Amorim, Levy Clistenes Oliveira, Lucas Ferreira e Ranlig Tonoli
PROFESSOR ORIENTADOR: Fabrício Vasconcelos

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O desafio de Estratégia de Comercialização, o projeto destinou-se a aplicação de um estudo sobre estratégia de comercialização aplicado à empresa Empório da Terra, realizada através de coleta de informações relevantes por meio de questionários em quatro níveis: pesquisa de satisfação dos clientes, pesquisa de fornecedores e concorrentes e pesquisa de aspectos comportamentais. O estudo permitiu conhecer os clientes, futuros clientes, mensurar o que pensam, sentem e comentam sobre os produtos e serviços ofertados, sendo necessário identificar tendências e criar vantagens competitivas. Contudo foi elaborado planos de ações que visam implementar estratégias como investir em produtos para quem possui restrição alimentar, oferecer programa de fidelização, criação de novas parcerias com fornecedores com marcas específicas e divulgação em mídias sociais para manter a satisfação dos clientes. Para se destacar em relação aos concorrentes foi sugerido a criação de promoções, o oferecimento de delivery para expandir as regiões de entrega, a degustação dos alimentos e sorteios interativos para gerar um melhor engajamento e alcance de novos clientes. E para fatores comportamentais é de suma importância um cronograma de postagens de produtos, feedbacks e divulgações específicas para a linha de alimentos saudáveis, visto o impacto e potencial da internet. Tais propostas tiveram com objetivo propiciar situações favoráveis a melhor desempenho, foram abordadas para melhor desempenho da empresa de forma eficiente e eficaz para reter clientes, melhorar a comunicação e atingir um público mais amplo de acordo com a nova realidade do mercado.

Estratégia de Comercialização - CocôFree

SOBRE

ALUNOS:Laís Stein, Luany Lobato, Mateus Endlich e Mylena Vargas
PROFESSOR ORIENTADOR: Fabrício Vasconcelos e Viviane Nunes Tetzlaff Lee

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Desafio “Pesquisa de Mercado” foi realizado em parceria com a empresa criadora do produto CocôFree, que bloqueia o odor deixado pelo n° 2 e perfuma o ambiente com uma essência agradável de capim limão. Sendo essa uma empresa recente (menos de um ano), foi elaborado um questionário, que obteve 104 respostas, para entender qual o público-alvo da empresa, suas necessidades e opiniões. Formulários destinados a mapear os concorrentes diretos e identificar os melhores fornecedores atuais, também foram elaborados e respondidos. Após a análise dos dados, por meio da leitura de gráficos, cruzamento de informações e levando em consideração as necessidades e opiniões registradas nos formulários,  foi traçado um  Plano de Ação que contempla ações de marketing  digitais, como a reformulação da identidade visual e do perfil do Instagram e tradicionais, como a participação em feiras e eventos da Grande Vitória e realização de entregas em terminais e pontos de grande circulação e lançamento de novas essências e produtos, com o objetivo de destacar a empresa de seus concorrentes e melhor atender seus clientes, além de uma comparação dos melhores fornecedores disponíveis atualmente para essa empresa. Com algumas das ações já sendo implementadas pela empresa, o plano contava com um cronograma de início em novembro deste ano (2020) e a última ação planejada para o primeiro semestre de 2022.

Estratégia de Comercialização - Farra Móvel

SOBRE

ALUNOS:Blaytien Gomes Martins, Daniel Mozer de Souza, Leonardo José Barbosa
PROFESSOR ORIENTADOR: Fabrício Vasconcelos

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O trabalho tem como objetivo propor novas estratégias de comercialização para a cervejaria Farra Móvel, que está inserida no mercado de cervejas artesanais no estado do Espírito Santo e é gerida por um sommelier com muitos anos de vivência e experiência no mercado de cervejas artesanais. Foi realizado uma pesquisa através da aplicação de 4 questionários disponibilizados via Google Forms. Os questionários foram respondidos pelo gestor e sommelier da empresa e seus clientes. Buscou-se com as pesquisas realizadas conhecer o comportamento do cliente, sastifação do cliente, seus principais concorrentes e fornecedores. Através dos dados obtidos foi possível identificar algumas falhas na Farra Móvel e algumas vantagens e desvantagens sobre os seus concorrentes. Foi preciso desenvolver novas estratégias e elaborar um plano de ação por meio da planilha 5W2H. O plano de ação proposto foi: Realização de mais eventos, maior investimento no Instagram, buscar uma diminuição nos preços dos produtos e modificação no horário de funcionamento. Conclui-se que a cervejaria Farra Móvel tem capital de giro adequado à sua realidade, clientes que em sua maioria são satisfeitos com o atendimento e experiência vivenciada e a oferta de um produto de muita qualidade e inovador no mercado em questão. Em relação aos pontos de melhoria, necessita-se de uma gestão mais aperfeiçoada do planejamento financeiro, de metas e de visibilidade, além do cumprimento dos planos de ação abordados.