Abordagem aos funcionários de uma Instituição de Ensino Superior sobre o uso racional e descarte correto de medicamentos

Abordagem aos funcionários de uma Instituição de Ensino Superior sobre o uso racional e descarte correto de medicamentos

INTEGRANTES

Ana Maria Aragão Neves Leal; Ingrid Lima dos Santos Marinho; Larissa Iara da Silva Paixão; Limária Pacheco Gomes; Stefânia Silva Jovita

PROFESSOR ORIENTADOR

Eclair Venturini

RESUMO: A utilização de medicamentos fornece um maior cuidado á saúde quando temos o consentimento e acompanhamento médico. A automedicação tem se tornado um problema sério que abrange a maior parte do público pesquisado. O descarte incorreto de medicamentos tem sido outra preocupação, visto a falta de informação sobre o descarte correto. Desta forma, o presente estudo, teve por objetivo avaliar as práticas de uso e descarte de medicamentos dos funcionários de uma Universidade da cidade de Vitória/ES. Tratou-se de um estudo de abordagem quantitativa, por meio de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado à uma amostra de 34 voluntários. Os dados levantados demonstraram que a maioria dos entrevistados apresenta medicamentos em suas residências em locais inapropriados na chamada “farmacinha” e praticam a automedicação. Os resultados também apresentaram que grande parte do público alvo descartam medicamentos no lixo doméstico comprometendo á saúde pública. Em relação às informações sobre as formas adequadas de descarte, muitos já compreendem o que é o descarte correto, mas seguem a conduta incorreta por desconhecer os pontos de coleta. Portanto, observa-se a necessidade de enaltecer e discutir sobre a importância do descarte correto e uso racional de medicamentos no meio acadêmico.
Palavras-Chave: Automedicação. Descarte Incorreto.Uso racional de medicamentos.