A SUBJETIVIDADE DO PAPEL DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO NA FORMAÇÃO DE CONDUTORES DEFENSIVOS PARA REDUÇÃO DOS ACIDENTES NO TRÂNSITO

A SUBJETIVIDADE DO PAPEL DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO NA FORMAÇÃO DE CONDUTORES DEFENSIVOS PARA REDUÇÃO DOS ACIDENTES NO TRÂNSITO

INTEGRANTES

Carin Queiroz Klueger

Juni Leal R. de Noronha

Cleidson Gonçalves Martins
Bruno Almeida de Oliveira

Renam Lopes Freitas

PROFESSOR ORIENTADOR

Thais Caus Wanderley

RESUMO DO PROBLEMA

Este Projeto surgiu a partir das notícias diárias sobre acidentes e mortes no trânsito, e pelo interesse em saber até que ponto os Instrutores de Trânsito reconhecem a importância da sua profissão na formação de condutores de veículos em todo o país.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

Com o objetivo de evidenciar o papel destes profissionais na formação de condutores defensivos e na redução dos acidentes no trânsito, realizamos o método de roda de conversa com 05 (cinco) Instrutores numa escola de treinamento para Instrutores de Trânsito, localizada na Serra – ES, utilizando vídeos e debates para potencializar as funções do Instrutor de Trânsito, fortalecendo assim a importância de que ele pode ser um diferencial na formação dos condutores em todas as situações no trânsito e, um outro ponto, foi mostrar a eles, sob a ótica da Psicologia do Trânsito, que os fatores humanos influenciam nos comportamentos do condutor no trânsito.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

O resultado mostrou que ainda há pouca clareza por parte dos Instrutores de Trânsito acerca da subjetiva importância do seu papel, enquanto pessoas que podem influenciar na formação dos condutores, pela própria subjetividade de cada sujeito neste processo, e, quanto à Psicologia do Trânsito, se faz necessário mais pesquisas para aprofundamento sobre o assunto.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 50 pessoas