JUSTIÇA FISCAL: HIPÓTESES DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS E TAXAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
INTEGRANTES
Arthur Lubase Pereira
Karino Kawashima Guijansque
Gabriel Souza Silva Rocha
Rayssa da Silva Oliveira
PROFESSOR ORIENTADOR
Vicente De Paulo Colodeti
Thaise Valentim Madeira
RESUMO DO PROBLEMA
Os altos gastos que as pessoas com deficiência enfrentam prejudicam a acessibilidade dessas pessoas à itens que muitas vezes são básicos para essas pessoas, como consultas médicas e medicamentos. Logo, o projeto tem como objetivo expor algumas possibilidades de isenção de taxas e impostos para as pessoas com deficiência. Portanto, o principal objetivo do projeto é trazer justiça fiscal.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Como solução, o grupo expôs situações em que as pessoas com deficiência podem exigir a isenção de impostos e taxas, além de explicar o procedimento, como deve ser feito e que tipo de documentação é necessária para requerer tal direito. Além disso, para obter mais informações, o grupo visitou a instituição Vitória Down, onde foi feita uma entrevista visando conhecer o trabalho da instituição e as lutas diárias pelos direitos das pessoas com trissomia do cromossomo 21. Logo, pretende-se com o projeto, levar o conhecimento do assunto para que haja justiça fiscal, além de fortalecer a equidade prevista no artigo 5° da Constituição da República Federativa do Brasil e os direitos sociais como saúde e assistência aos desamparados previstos no artigo 6° do mesmo documento.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
Na implementação não houveram empecilhos, a cartilha foi apresentada ao Vitória Down e aprovada com sucesso. Espera-se portanto, que as pessoas com deficiência e seus tutores obtenham conhecimento sobre o assunto, fazendo com que as pessoas com deficiência tenham a voz mais ativa na sociedade.