A VERSATILIDADE DA ORA-PRO-NÓBIS (PERESKIA ACULEATA) NA DIETOTERAPIA DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS GASTROINTESTINAIS
INTEGRANTES
Rafaela da Silva Leitimann
Lorena Guerra Lopes
Thais Nascimento Cortelete
KASSIA ZANETTI
PROFESSOR ORIENTADOR
Cleriane Andre
RESUMO DO PROBLEMA
Como incluir ora-pro-nóbis na dieta de portadores de doença celíaca e/ou intolerância à lactose a fim de melhorar seu estado nutricional e evitar carências nutricionais?
O intuito deste projeto é incluir a ora-pro-nóbis na dieta de pacientes portadores de distúrbios gastrointestinais, haja vista que cada uma das patologias do trato gastrointestinal possui um padrão alimentar a ser seguido que, na maioria das vezes, pode gerar possíveis deficiências nutricionais e agravos decorrentes destas.
Dessa forma, este projeto visa desenvolver receitas nutritivas, práticas e saborosas utilizando a ora-pro-nóbis a fim de melhorar o estado nutricional dos pacientes com distúrbios gastrointestinais, além de evitar possíveis deficiências nutricionais.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
OBJETIVOS GERAL
- Incluir a PANC (planta alimentícia não convencional) ora-pro-nóbis na dietoterapia de pacientes com distúrbios gastrointestinais a fim de melhorar o estado nutricional e evitar possíveis deficiências nutricionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Pesquisar sobre a ora-pro-nóbis e seus benefícios na alimentação;
- Analisar as deficiências nutricionais dos pacientes com distúrbios gastrointestinais;
- Desenvolver receitas contendo a planta ora-pro-nóbis como ingrediente.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
O teste de aceitabilidade das preparações foi realizado no Campus da instituição, devido a limitação em reunir um grupo de indivíduos portadores de distúrbios gastrointestinais. A elaboração das receitas, levaram em consideração as especificidades de cada patologia, razão pela qual as preparações à base de ora-pro-nóbis, a exemplo da torta de frango, suco, bolo, molho pesto e maionese, são isentas de glúten e lactose.
Durante a intervenção foi disponibilizado um questionário online para preenchimento dos participantes por meio da ferramenta Google Forms, através do qual as receitas foram avaliadas por 18 provadores, porém houve pelo menos 40 degustadores.
É de conhecimento que para um produto alimentício ser considerado aprovado, o mesmo deve apresentar índice acima de 70%10. Portanto, a preparação com o maior índice de aceitação foi a maionese de ora-pro-nóbis, atingindo 77,8%, e recebendo diversas avaliações positivas dos provadores, principalmente acerca do seu sabor. Logo em seguida, a torta de frango com ora-pro-nóbis recebendo 72,2% de aprovação, destacando-se principalmente pelos critérios de textura e sabor.
Evidencia-se que apesar das demais preparações apresentarem índice abaixo do desejado, todas receberam comentários positivos, levando em consideração que as preferências pessoais dos provadores podem ter contribuído para o resultado final.