SEGURANÇA DO PACIENTE: CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

INTEGRANTES

Gabrielly Alves Sales
Thaís Rossetto Bispo
Lorraine Santos lacerda
Tatiane Schrêder
Wellington Santos da Silva

PROFESSOR ORIENTADOR

Jeremias Campos Simoes

RESUMO DO PROBLEMA

A construção do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

• A implantação do núcleo de segurança nas organizações de saúde, que tornou-se obrigatória
    com a publicação da 36ª Resolução da Diretoria Colegiado – RDC 36, do Ministério da Saúde
    (MS), em 2013.

ESCOPO DA SOLUÇÃO

• Compreender o funcionamento do Núcleo de Segurança do paciente;
  • Elaborar e criar o Núcleo de Segurança do Paciente.

Etapas:

1. Escolher local para realização do Projeto;
  2. Fazer uma visita ao local escolhido para conversar com o gestor;
  3. Identificar o problema;
  4. Responder a matriz decisória;
  5. Buscar assinatura do termo de cooperação;
  6. Constituir o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e nomear a sua composição;
  7. Criar comitês para o desempenho das atribuições do NSP;
  8. Realizar cadastro do NSP.

Objetivo: Implementar Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) para apoiar/auxiliar a direção
na implantação e gestão de ações de melhoria da qualidade e da segurança do
paciente.

Justificativa: A implantação do Núcleo de Segurança do Paciente objetiva a redução de possíveis ocorências de eventos adversos, na qual são resultados relacionados aos cuidados em saúde, devendo ressaltar a melhoria contínua dos processos de cuidados e das tecnologias em saúde, explanação da cultura de segurança, articulação e integração dos processos de gestão de risco.

DESCRIÇÃO DO RESULTADO

Ao longo do estudo foram observados os grandes impactos que o núcleo de segurança do paciente gera na saúde e bem estar dos pacientes e sua grande importância para o funcionamento do estabelecimento de saúde.

Através das pesquisas de referenciais teóricos e diretrizes, foi enfatizada a relevância do núcleo de segurança do paciente, tornando-se importante a compreensão destes conhecimentos passados para a precaução de situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando à prevenção e a mitigação dos incidentes.

NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS

Aproximadamente 24 pessoas