INFLUÊNCIA DA CARGA IMPOSTA PELA MOCHILA ESCOLAR NA COLUNA EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
INTEGRANTES
Luísa Lorenzoni de Almeida
Eduarda Vanzeler Broedel
Raielly Mendes Fadini
Sandro alencar de souza
PROFESSOR ORIENTADOR
Joao Luiz Coelho De Faria
RESUMO DO PROBLEMA
Nos dias atuais, mesmo com os avanços tecnologicos ainda é possivel observar que alguns hábitos não sofreram mudanças, como é possivel perceber que mesmo com a presença tecnologica nos ambientes escolares a grande maioria das crianças ainda carrega muito peso em suas mochilas, peso esse, que ultrapassa o limite orientado pela Organização Mundial da Sáude. Dessa forma, o presente trabalho visa analisar a forma em que os estudantes utilizam as mochilas escolares e avaliar os impactos associados a dor nas costras decorrente desse uso.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Foi desenvolvido uma cartilha com objetivo de levar a informação correta as crianças e adolescentes sobre o tema apresentado, contendo algumas informações sobre o uso correto da utilização da mochila escolar e orientações de como organizar e reduzir o peso do material
escolar.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
Entre os resultados observados nessa pesquisa, foi possível perceber que a grande parte dos estudantes utilizam a mochila ainda de maneira errada, seja pela forma da manipulação ou até mesmo pelo exagero de peso e quantidade de materiais carregados diariamente. Foi apresentado formas de amenizar esse problema. Pode-se concluir que existe uma relação direta entre dor na coluna e o peso excessivo das mochilas escolas em crianças e adolescentes. Tornando – se necessário uma abordagem cada vez mais presente nas escolas, feita pelos profissionais de saúde afim de orientar alunos, pais e professores.
NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS
Aproximadamente 500 pessoas