A SUBJETIVIDADE DO PAPEL DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO NA FORMAÇÃO DE CONDUTORES DEFENSIVOS PARA REDUÇÃO DOS ACIDENTES NO TRÂNSITO
INTEGRANTES
Carin Queiroz Klueger
Juni Leal R. de Noronha
Cleidson Gonçalves Martins
Bruno Almeida de Oliveira
Renam Lopes Freitas
PROFESSOR ORIENTADOR
Thais Caus Wanderley
RESUMO DO PROBLEMA
Este Projeto surgiu a partir das notícias diárias sobre acidentes e mortes no trânsito, e pelo interesse em saber até que ponto os Instrutores de Trânsito reconhecem a importância da sua profissão na formação de condutores de veículos em todo o país.
ESCOPO DA SOLUÇÃO
Com o objetivo de evidenciar o papel destes profissionais na formação de condutores defensivos e na redução dos acidentes no trânsito, realizamos o método de roda de conversa com 05 (cinco) Instrutores numa escola de treinamento para Instrutores de Trânsito, localizada na Serra – ES, utilizando vídeos e debates para potencializar as funções do Instrutor de Trânsito, fortalecendo assim a importância de que ele pode ser um diferencial na formação dos condutores em todas as situações no trânsito e, um outro ponto, foi mostrar a eles, sob a ótica da Psicologia do Trânsito, que os fatores humanos influenciam nos comportamentos do condutor no trânsito.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO
O resultado mostrou que ainda há pouca clareza por parte dos Instrutores de Trânsito acerca da subjetiva importância do seu papel, enquanto pessoas que podem influenciar na formação dos condutores, pela própria subjetividade de cada sujeito neste processo, e, quanto à Psicologia do Trânsito, se faz necessário mais pesquisas para aprofundamento sobre o assunto.
NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS
Aproximadamente 50 pessoas